Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8758
Título: A COMPREENSÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ/MA
Título(s) alternativo(s): LITERACY TEACHERS' UNDERSTANDING OF THE IMPORTANCE OF READING FOR THE LITERACY AND LITERACY PROCESS OF CHILDREN IN THE 1ST YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL IN A MUNICIPAL SCHOOL IN IMPERATRIZ/MA
Autor(es): SOUSA, Fernanda de Araújo
Palavras-chave: Alfabetização;
Letramento;
Leitura
literacy;
literation;
reading
Data do documento: 10-Jul-2024
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa aborda a compreensão de professoras alfabetizadoras sobre a importância da leitura no processo de alfabetização e letramento. Como objetivo geral buscamos analisar a compreensão das professoras sobre a importância da leitura para o processo de alfabetização dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo selecionamos como principais referenciais teóricos os seguintes autores: Magda Soares, Marlene Carvalho, Maria Do Rosario Longo Mortatti e Eloisa Meireles. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa uma vez que buscamos analisar as percepções, ou seja, a subjetividade das participantes da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada tendo como sujeito duas professoras alfabetizadoras de 1° ano. Como resultado das análises destacou-se que apesar de o processo de alfabetização já ter a influência de novos referenciais teóricos e estar sempre em constantes mudanças, infelizmente algumas professoras ainda se mantém cristalizadas com base em aportes teóricos considerados tradicionais que priorizam apenas a decodificação e codificação, e desse modo desconsideram o verdadeiro significado da leitura e a sua importância no processo de alfabetização e do letramento para aprendizagem da língua escrita no aspecto social.
Descrição: This research addresses the understanding of literacy teachers about the importance of reading in the literacy process. As a general objective, we sought to analyze teachers' understanding of the importance of reading for the literacy process of students in the 1st year of Elementary School. To achieve this objective, we selected the following authors as the main theoretical references: Magda Soares, Marlene Carvalho, Maria Do Rosario Longo Mortatti and Eloisa Meireles. The research was developed from a qualitative approach as we sought to analyze the perceptions, that is, the subjectivity of the research participants. As a data collection instrument, a semi- structured interview was used with two 1st year literacy teachers as subjects. As a result of the analysis, it was highlighted that although the literacy process already has the influence of new theoretical references and is always in constant change, unfortunately some teachers still remain crystallized based on theoretical contributions considered traditional that prioritize only decoding and coding. , and thus disregard the true meaning of reading and its importance in the process of literacy and literacy for learning the written language in the social aspect.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8758
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA DE ARAÚJO SOUSA.pdfTCC de Graduação503,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.