Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, Geisielly Costa-
dc.date.accessioned2025-02-04T18:12:20Z-
dc.date.available2025-02-04T18:12:20Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8759-
dc.descriptionSchool inclusion is a right for everyone, therefore, assertive pedagogical practices are necessary to achieve educational inclusion. The objective of this study is to analyze the materialization of pedagogical practices aimed at the school inclusion of students with ASD based on the perception of Early Childhood Education teachers at a municipal school in Porto Franco-MA. To this end, theoretical studies were carried out based on the premises of theorists such as Cunha (2011), Filho and Cunha (2010), Franco (2018), Kuchnier (2022), Mazzotta (1997) Pereira and Saraiva (2017), and legal documents such as the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) No. 9,394/1996, Federal Constitution (1988), the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities, Law No. 13,146/2015, the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with Autism Spectrum Disorder, Law No. 12.764/2012, among other authors and documents of equal relevance. In methodological terms, the research is based on a qualitative approach with bibliographical research and field research. To generate data, observations were made, photographs of materials used in the classroom were taken, and semi-structured interviews were conducted with two Early Childhood Education teachers from a municipal school in Porto Franco-MA. The study found that for teachers, pedagogical practices for students with ASD in early childhood education face some challenges, such as the scarcity of adapted pedagogical resources, the need for ongoing training, and limited interaction with families. It was confirmed that in order to implement inclusive pedagogical practices for students with ASD, collaborative work is necessary, with reflective pedagogical practices that will make it possible to identify needs and skills that the student needs to develop, in addition to working with the school community to build improvements for effective inclusion for students with ASD.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão escolar é um direito de todos, com isso são necessárias práticas pedagógicas assertivas para a concretização da inclusão educacional. O objetivo deste estudo, é analisar a materialização de práticas pedagógicas direcionadas a inclusão escolar de alunos com TEA a partir da percepção de professoras da Educação Infantil de uma escola municipal de Porto Franco-MA. Para tanto, foram realizados estudos teóricos fundamentados nas premissas de teóricos como Cunha (2011), Filho e Cunha (2010), Franco (2018), Kuchnier (2022), Mazzotta (1997) Pereira e Saraiva (2017), e documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n o 9.394/1996, Constituição Federal (1988), a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência, Lei n. 13.146/2015, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista Lei n. 12.764/2012, entre outros autores e documentos de igual relevância. Em termos metodológicos a pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo que para a geração de dados foram realizadas e observações, fotografias de materiais utilizados em sala de aula e entrevistas semiestruturadas junto a dois professores da Educação Infantil de uma escola municipal de Porto Franco-MA. O estudo constatou que para os professores, a prática pedagógica para alunos com TEA na educação infantil enfrenta alguns desafios, como a escassez de recursos pedagógicos adaptados, a necessidade de formação continuada e uma limitada interação com as famílias. Confirmou-se que para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas para alunos com TEA faz-se necessário um trabalho colaborativo, com práticas pedagógicas reflexivas que possibilitarão identificar necessidades, habilidades que o aluno precisa desenvolver, além de atuar com a comunidade escolar para a construção de melhorias para uma inclusão efetiva junto aos alunos com TEA.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectConhecimentos teóricos e práticos;pt_BR
dc.subjectInclusão escolar;pt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicos;pt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectTheoretical and practical knowledge;pt_BR
dc.subjectSchool inclusion;pt_BR
dc.subjectPedagogical resources;pt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO FRANCO- MApt_BR
dc.title.alternativePEDAGOGICAL PRACTICES FOR CHILDREN WITH ASD IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN A MUNICIPAL SCHOOL IN PORTO FRANCO- MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEISIELLY COSTA RODRIGUES.pdfTCC de Graduação1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.