Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Glêicia Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T18:19:23Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T18:19:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8760 | - |
dc.description | Digital technological innovations have demonstrated changes in the way human beings receive information and communication and, consequently, require new skills in constructing and using languages and writing in the virtual environment. Education, in this sense, has been problematized in this Digital Era, regarding the integration of changes in the way it deals with contemporary students' digital resources, as well as the responsibility of enabling them to provide pedagogical mediation towards the development of Digital Literacy. In this work, the objective was to analyze the problematizations and propositions about digital literacy in the work of Portuguese Language teachers in Elementary School, based on the teacher's work with new languages and digital skills in contributing to student training for the contemporary world. . To this end, firstly, a bibliographical study is presented in the light of authors such as Soares (2002), Pischetola and Heinsfeld (2018), Azevedo et al (2018), and among others; subsequently, the results of a qualitative research are revealed, carried out with seven teachers from the Public Education Network of the City of João Lisboa, who were interviewed with a view to obtaining the data that were analyzed. Therefore, we find the precariousness of continued training and the lack of digital inclusion policies as obstacles to the development of pedagogical actions aimed at developing Digital Literacy. It is clear that the use and/or valorization of digital skills within the school is in process, being given through teaching methodologies wrapped in literacy propositions. | pt_BR |
dc.description.abstract | As inovações tecnológicas digitais vêm demonstrando mudanças na forma de informação e comunicação do ser humano e, consequentemente, requerendo novas habilidades de construção e uso de linguagens e escrita no ambiente virtual. A educação, nesse sentido, tem sido problematizada nesta Era Digital, quanto a integração de mudanças na forma como lida com os recursos digitais do aluno contemporâneo, assim como, a responsabilidade de lhes possibilitar uma mediação pedagógica com via ao desenvolvimento do Letramento Digital. Neste trabalho, objetivou-se analisar as problematizações e proposições sobre o letramento digital no trabalho de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, baseando-se no trabalho do professor com as novas linguagens e habilidades digitais na contribuição da formação do aluno para o mundo contemporâneo. Para isso, primeiramente, é apresentado um estudo bibliográfico à luz de autores como Soares (2002), Pischetola e Heinsfeld (2018), Azevedo et al (2018), e dentre outros; posteriormente, é revelado os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada com sete professores da Rede Pública de Ensino da Cidade de João Lisboa, que foram entrevistados com vistas a obter os dados que foram analisados. Encontra-se, então, a precariedade da formação continuada e a falta de políticas de inclusão digital como empecilho de desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de um Letramento Digital. Percebe-se que, o uso e/ou valorização das habilidades digitais no interior da escola encontram-se em processo, sendo dadas por via de metodologias docentes envoltas em proposições de letramento. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Era Digital; | pt_BR |
dc.subject | Letramento Digital; | pt_BR |
dc.subject | Prática docente; | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Digital Age; | pt_BR |
dc.subject | Digital Literacy; | pt_BR |
dc.subject | Practice Teacher; | pt_BR |
dc.subject | Student | pt_BR |
dc.title | PROBLEMATIZAÇÕES E PROPOSIÇÕES DE LETRAMENTO DIGITAL NA PRÁTICA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.title.alternative | DIGITAL LITERACY PROBLEMS AND PROPOSITIONS IN THE PRACTICE OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GLÊICIA RODRIGUES DE SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 631,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.