Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8761
Título: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: o Programa Residência Pedagógica em Destaque
Título(s) alternativo(s): TRAINING EXPERIENCES IN THE PEDAGOGY COURSE: The Program Pedagogical Residency in the Spotlight
Autor(es): SILVA, Isabela Garcias Barreto
Palavras-chave: Memorial de Formação;
Residência Pedagógica;
Ensino de Matemática;
Curso de Pedagogia
Training Memorial;
Pedagogical Residency;
Teaching Mathematics;
Pedagogy Course
Data do documento: 24-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente texto está escrito no formato de um Memorial de Formação e tem como objetivo narrar experiências formativas no curso de pedagogia com destaque para as vivências no Programa de Residência Pedagógica (PRP) e os processos de ensino da matemática. O lócus foi no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), durante os anos de 2017 a 2023. O referido programa tinha como temática o ensino de matemática, nesse sentido ao longo do texto são realizadas algumas reflexões em diálogo com autores que abordam sobre formação docente e modos outros de ensinar matemática. Como arcabouço teórico/metodológico utiliza-se dos estudos autobiográficos através da escrita do memorial de formação como potencialidade (auto)formativa. Conclui-se que a experiência no PRP possibilitou um processo auto(trans)formativo, alterando e permitindo para os residentes vislumbrarem outros modos de ser e constituir-se enquanto docentes. Além disso, evidencia-se o processo de modificação no entendimento dos modos de se ensinar matemática, de maneira a possibilitar processos mais acolhedores na educação.
Descrição: This text is written in the format of a Training Memorial and aims to narrate formative experiences in the pedagogy course, highlighting the experiences in the Pedagogical Residency Program (PRP) and the processes of teaching mathematics. The locus was the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão (UFMA), Imperatriz Science Center (CCIm), from 2017 to 2023. The aforementioned program had the teaching of mathematics as its theme, in this sense, throughout the text some reflections are made in dialogue with authors who address teacher training and other ways of teaching mathematics. As a theoretical/methodological framework, autobiographical studies are used through the writing of the training memorial as a (self)training potential. It is concluded that the experience in the PRP enabled a self-transformative process, altering and allowing residents to glimpse other ways of being and constituting themselves as teachers. Furthermore, the process of modification in the understanding of the ways of teaching mathematics is evident, in order to enable more welcoming processes in education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8761
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELA GARCIAS BARRETO SILVA.pdfTCC de Graduação2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.