Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8762
Título: | MEMORIAL DE FORMAÇÃO: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA AO ENSINAR MATEMÁTICA |
Título(s) alternativo(s): | TRAINING MEMORIAL: THE PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAM AND ITS IMPLICATIONS IN THE TRAINING OF A PEDAGOGY STUDENT IN TEACHING MATHEMATICS |
Autor(es): | TAVARES, José Miguel Rodrigues |
Palavras-chave: | Memorial de Formação; Experiência; Residência Pedagógica; Ensino de Matemática Training Memorial; Experience; Pedagogical Residency; Mathematics Teaching |
Data do documento: | 29-Jul-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi escrito no formato Memorial de Formação, que tem por finalidade refletir sobre as vivências, tendo como foco as experiências pessoais, acadêmicas e no ensino da matemática de um estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, do Centro de Ciências de Imperatriz no Programa Residência Pedagógica (RP-Pedagogia). O subprojeto que fiz parte no RP-Pedagogia teve como título O Letramento Matemático e a Implementação do Documento Curricular do Território Maranhense: o ensino e a aprendizagem da matemática escolar e o sujeito da experiência, coordenado pelo prof. Dr. Jónata Ferreira de Moura e tinha como foco os estudos sobre letramento matemático e sobre o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA). A questão que orienta esta investigação é: quais as implicações do Programa Residência Pedagógica para a formação do estudante do curso de Pedagogia ao ensinar matemática? Os objetivos são: 1. Rememorar minha trajetória escolar, acadêmica e no Programa Residência Pedagógica; 2. Analisar como foi o desenvolvimento das atividades/formações do Programa Residência Pedagógica para minha formação ao longo do curso de pedagogia; 3. Refletir sobre as implicações do Programa Residência Pedagógica para minha formação ao ensinar matemática. Esta pesquisa se configura como sendo de abordagem qualitativa, do tipo autobiográfica, pois evidencia os fatos vivenciados pelo autor com a intenção de se (re)criar o futuro com as experiências do passado. Fez-se uso de narrativas de si para a composição do dispositivo para produção dos dados e posterior análise deles. O processo da escrita foi muito impactante para mim, pois foi construindo esta narrativa que eu refleti e compreendi mais os impactos desse programa para as aprendizagens de regência. Foi a partir do programa que decidi ser professor, entendendo que os aportes teóricos oportunizados pela universidade são cruciais para o planejamento e o desenvolvimento das aulas. Entendi minhas dificuldades com os conteúdos matemáticos e pude ressignificá-las, reaprendendo para poder ensinar. Nesse sentido o memorial teve um papel ainda mais importante nesse processo, pois sem ele o que foi vivido no RP-Pedagogia durante a pandemia teria ficado registrado apenas em videoaulas, reuniões no meet e frequências. Com ele, agora, sempre que eu precisar me lembrar de como desenvolvemos esse programa num cenário mundial incerto, tenho onde buscar evoluir naquilo que fiz de bom e melhorar naquilo que errei. Esse é o pressuposto da autobiografia, escrever sobre o seu passado para registrar e refletir em seu futuro. |
Descrição: | This Final Course Work (TCC) was written in the format of a Training Memorial, which aims to reflect on the experiences, focusing on the personal, academic and teaching experiences of a student of the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão, at the Imperatriz Science Center in the Pedagogical Residency Program (RP-Pedagogy). The subproject that I was part of in the RP-Pedagogy was entitled Mathematical Literacy and the Implementation of the Curricular Document of the Maranhão Territory: the teaching and learning of school mathematics and the subject of experience, coordinated by Prof. Dr. Jónata Ferreira de Moura and focused on studies on mathematical literacy and the Curricular Document of the Maranhão Territory (DCTMA). The question that guides this investigation is: what are the implications of the Pedagogical Residency Program for the training of the student of the Pedagogy course in teaching mathematics? The objectives are: 1. To recall my school and academic trajectory, as well as my Pedagogical Residency Program experience; 2. To analyze how the Pedagogical Residency Program activities/training developed for my education throughout my pedagogy course; 3. To reflect on the implications of the Pedagogical Residency Program for my education in teaching mathematics. This research is configured as a qualitative, autobiographical approach, as it highlights the facts experienced by the author with the intention of (re)creating the future with past experiences. Self-narratives were used to compose the device for data production and subsequent analysis. The writing process was very impactful for me, as it was by constructing this narrative that I reflected and understood more about the impacts of this program on teaching. It was from the program that I decided to become a teacher, understanding that the theoretical contributions provided by the university are crucial for planning and developing classes. I understood my difficulties with mathematical content and was able to reframe them, relearning them so I could teach. In this sense, the memorial played an even more important role in this process, because without it, what I experienced in RP-Pedagogy during the pandemic would have been recorded only in video classes, Meet meetings, and attendance records. With it, now, whenever I need to remember how we developed this program in an uncertain global scenario, I have a place to look to evolve in what I did well and improve on what I did wrong. This is the premise of autobiography, writing about your past to record and reflect on your future. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8762 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ MIGUEL RODRIGUES TAVARES.pdf | TCC de Graduação | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.