Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8763
Título: | A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PLÁGIO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA FRENTE AO ATO PLAGIADOR |
Título(s) alternativo(s): | THE SOCIAL REPRESENTATION OF ACADEMIC PLAGIARISM: A STUDY WITH STUDENTS COMPLETING THE PEDAGOGY COURSE IN THE FACE OF PLAGIATORIAL ACT |
Autor(es): | NUNES, Laís Pinheiro Feitosa |
Palavras-chave: | plágio; pedagogia; escrita acadêmica; representações sociais; núcleo central plagiarism; pedagogy; academic writing; social representations; central core |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFMA no Campus de Imperatriz acerca de plágio. O objetivo principal do estudo foi investigar os sentidos atribuídos e convencionados pelos estudantes sobre a prática plagiadora e como essas representações podem refletir na escrita do TCC. Assim, lançou-se mão da Teoria das Representações Sociais introduzida por Moscovici e de uma abordagem complementar que é a Teoria do Núcleo Central proposta por Jean Claude Abric. Logo, a pesquisa, inicialmente, contou com um levantamento bibliográfico de autores que estudaram o tema plágio e estudos que discorrem sobre a Teoria das Representações Sociais incluindo os trabalhos de Oliveira et al. (2022), Crusoé (2014), Ferrari (2019), Taborda e Rangel (2016), Soares e Machado (2017) que dissertam sobre a TRS, e os trabalhos de Rodrigues e Lopes (2019), Corrêa (2021), Pereira e Corrêa (2021), Krokoscz (2015), Rodrigues Júnior e Alves Júnior (2020) que estudam o ato plagiador, e uma pesquisa de campo com os sujeitos, utilizando instrumentos próprios de pesquisas em representações sociais como a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e a hierarquização dos termos. Com os dados levantados, utilizou-se o programa online openEvoc, que oferece apoio à organização e visualização dos dados para uma melhor captação dos elementos que compõem o núcleo central e os que se caracterizam como periféricos, consistindo em uma pesquisa predominantemente qualitativa. Desta forma, ao longo do trabalho, foi se estabelecendo links entre as percepções consensuais dos discentes e o conhecimento científico dos teóricos e pesquisadores acerca de plágio. A partir das representações sociais levantadas e da captação do núcleo central percebeu- se que o plágio se apresenta no pensamento da maioria dos investigados, sobretudo, como algo ilícito, que viola regulamentos e vai contra o resguardo de algo protegido, a integridade de uma obra e o respeito ao seu criador e que tal entendimento pode contribuir para que esses estudantes, em seus processos de escrita, como a produção do TCC, optem por seguir um caminho adverso à contrafação, buscando contribuir com desenvolvimento científico por meio de produções íntegras e legítimas. |
Descrição: | This work presents the results of a survey carried out with students completing the Pedagogy course at UFMA on the Imperatriz Campus about plagiarism. The main objective of the study was to investigate the meanings attributed and agreed by students about the practice of plagiarism and how these representations can be reflected in the writing of the TCC. Thus, we used the Theory of Social Representations introduced by Moscovici and a complementary approach, which is the Central Nucleus Theory proposed by Jean Claude Abric. Therefore, the research initially included a bibliographical survey of authors who studied the topic of plagiarism and studies that discuss the Theory of Social Representations, including the work of Oliveira et al. (2022), Crusoé (2014), Ferrari (2019), Taborda and Rangel (2016), Soares and Machado (2017) who talk about TRS, and the works of Rodrigues and Lopes (2019), Corrêa (2021), Pereira and Corrêa (2021), Krokoscz (2015), Rodrigues Júnior and Alves Júnior (2020) who study the act of plagiarism, and field research with the subjects, using instruments specific to research into social representations such as the Free Word Association Technique (TALP) and the hierarchy of terms. With the data collected, the online program openEvoc was used, which offers support for the organization and visualization of data to better capture the elements that make up the central core and those that are characterized as peripheral, consisting of predominantly qualitative research. In this way, throughout the work, links were established between the consensual perceptions of students and the scientific knowledge of theorists and researchers about plagiarism. From the social representations raised and the capture of the central nucleus, it was noticed that plagiarism presents itself in the thoughts of the majority of those investigated, above all, as something illicit, which violates regulations and goes against the protection of something protected, the integrity of a work and respect for its creator and that such an understanding can contribute to these students, in their writing processes, such as the production of the TCC, choosing to follow a path adverse to counterfeiting, seeking to contribute to scientific development through honest and legitimate productions. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8763 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAIS PINHEIRO FEITOSA NUNES.pdf | TCC de Graduação | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.