Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPALMEIRA, Luciana Silva-
dc.date.accessioned2025-02-05T11:33:11Z-
dc.date.available2025-02-05T11:33:11Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8765-
dc.descriptionThe pandemic was a time of great challenges throughout the social context, although it may also have been a substantial factor in the redefinition of pedagogical practice through the ubiquitous processes subsidized by TDIC, since emergency remote teaching may have caused changes in conceptions of time and of space, thus providing another look at ubiquity, from the perspective of contributing to learning, as well as making it possible to (re)imagine an education that revolves around cyberspace. This work aimed to investigate the proposition of ubiquitous learning processes developed by elementary school teachers during the pandemic and how this perspective can be incorporated to promote pedagogical practices. Aiming for greater understanding of the topic, we used some theoretical contributions, such as Cunha et al (2021), Lévy (1999), Pozo (2002), Alves (2020), Santaella (2013), among others. Methodologically, this work is based on qualitative research with in-depth field research, carried out in a public elementary school in Imperatriz/MA, using as instruments of our research a questionnaire that characterized the participants in terms of age. , training, length of teaching experience and level of technology appropriation, as well as a structured interview with 12 teachers from the same school. The research revealed that it is possible to occur significant learning through digital technologies in other spaces and times beyond the classroom, since the school is no longer the only or the main source of knowledge for the student. Thus, supported by the omnipresence that ubiquity makes possible, we found that learning mediated by TDIC has reduced the distance between formal and informal learning, as well as teachers' understanding that they are necessary for education and redefinition of their teaching strategies , but ubiquitous learning that promotes student autonomy needs to be guided/mediated by the teacher in promoting education based on new social contexts crossed by technology, critically transforming them into true and structured knowledge.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia foi um momento de grandes desafios em todo o contexto social, embora também possa ter sido um fator substancial na ressignificação da prática pedagógica mediante os processos ubíquos subsidiados pelas TDIC, uma vez que ensino remoto emergencial pode ter provocado modificações nas concepções de tempo e de espaço, propiciando assim, um outro olhar sobre a ubiquidade, na perspectiva de contribuição para a aprendizagem, bem como possibilitou (re)imaginar uma educação que caminha em torno do ciberespaço. Este trabalho teve como objetivo investigar a proposição de processos de aprendizagem ubíqua mediados pelos(as) professores(as) do Ensino Fundamental durante a pandemia e como esta perspectiva pode ser incorporada às práticas pedagógicas. Visando maior compreensão a respeito da temática, utilizamos alguns aportes teóricos, como Cunha et al (2021), Lévy (1999), Pozo (2002), Alves (2020), Santaella (2013), entre outros. Metodologicamente, este trabalho sustenta-se na pesquisa qualitativa com o aprofundamento da pesquisa de campo, realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública de Imperatriz/MA, utilizando-se como instrumentos de nossa pesquisa um questionário que caracterizou os participantes nos aspectos da idade, formação, tempo de experiência na docência e o nível de apropriação em tecnologias, bem como uma entrevista estruturada com 12 professores(as) dessa mesma escola. A pesquisa revelou que é possível ocorrer aprendizagem significativa por meio das tecnologias digitais em outros espaços e tempos além da sala de aula, uma vez que a escola já não é mais a única e nem a principal fonte de saber para o aluno. Assim, sustentados pela onipresença que a ubiquidade possibilita, constatamos que a aprendizagem mediada pelas TDIC tem diminuído a distância entre a aprendizagem formal e informal, bem como, o entendimento dos(as) professores(as) de que elas são necessárias para a educação e ressignificação de suas estratégias de ensino, mas, a aprendizagem ubíqua que promove a autonomia dos alunos, precisa ser guiada/mediada pelo(a) professor(a) na promoção de uma educação a partir dos novos contextos sociais atravessados pela tecnologia, transformando-os criticamente em conhecimento verdadeiro e estruturado.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCultura digital;pt_BR
dc.subjectTecnologias digitais;pt_BR
dc.subjectUbiquidade;pt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas;pt_BR
dc.subjectAprendizagem ubíquapt_BR
dc.subjectDigital culture;pt_BR
dc.subjectDigital technologies;pt_BR
dc.subjectUbiquity;pt_BR
dc.subjectPedagogical practices;pt_BR
dc.subjectUbiquitous learningpt_BR
dc.titlePROCESSOS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS MEDIADOS PELOS(AS) PROFESSORES(AS) NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIApt_BR
dc.title.alternativeUBIQUITOUS LEARNING PROCESSES MEDIATED BY ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS DURING THE PANDEMICpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA SILVA PALMEIRA.pdfTCC de Graduação633,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.