Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8766
Título: | CONSTRUINDO VERBETES PARA A WIKIPÉDIA: Figuras indígenas na história da Missão do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | BUILDING WIKIPEDIA ENTRIES: Indigenous figures in the history of the Maranhão Mission |
Autor(es): | ASSIS, Maria Isabelle Evangelista de |
Palavras-chave: | Povo Tentehar-Guajajara; Conflito; Século XX; Meios digitais Tentehar-Guajajara People; Conflict; 20th Century; Digital Media |
Data do documento: | 11-Jul-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho buscou construir verbetes sobre as lideranças Guajajara (autodesignados Tentehar), históricas e contemporâneas, que estiveram envolvidas com a missão indígena capuchinha entre o final do século XIX e início do século XX, em especial, no contexto da rebelião que pôs fim à Colônia de Alto Alegre e seu internato para meninas indígenas na região de Barra do Corda/MA em 1901. Trata-se da maior rebelião indígena no Brasil do século XX, conhecida como Massacre de Alto Alegre. Os objetivos da pesquisa foram construir verbetes e publicá-los na Wikipédia, examinar os indígenas como agentes táticos e/ou estrategistas na relação com os não indígenas, aplicar questionários para aferir a percepção dos verbetes, investigar formas digitais de divulgação da pesquisa histórica. A metodologia adotada foi de uma pesquisa bibliográfica de obras clássicas e contemporâneas sobre a história dos Guajajara da região de Barra do Corda. Em seguida, procedeu-se à síntese dessas pesquisas e à transposição para uma escrita didática dos conteúdos a fim de serem publicados na Wikipédia. Utilizou-se uma pesquisa de opinião para aferir a percepção de visitantes digitais sobre os tópicos produzidos e inseridos no subtítulo “Conflito com os brancos” da página “Guajajaras” da Wikipédia. Os resultados indicam a importância de contribuir com a disseminação da história da resistência indígena no contexto missionário e social da política indigenista, reler a história do ponto de vista indígena e divulgá-la por meio de ferramentas digitais. |
Descrição: | This work sought to build entries on the historical and contemporary Guajajara (self- designated Tentehar) leaders who were involved with the Capuchin indigenous mission between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, especially in the context of the rebellion that put an end to the Colônia de Alto Alegre and its boarding school for indigenous girls in the region of Barra do Corda/MA in 1901. This is the largest indigenous rebellion in Brazil in the 20th century, known as the Alto Alegre Massacre. The objectives of the research were to construct entries and publish them on Wikipedia, examine indigenous people as tactical agents and/or strategists in relationships with non-indigenous people, apply questionnaires to gauge the perception of entries, and investigate digital forms of disseminating historical research. The methodology adopted was a bibliographical research of classic and contemporary works on the history of the Guajajara in the Barra do Corda region. Then, proceed with the synthesis of this research and the transposition of the content into didactic writing in order to be published on Wikipedia. An opinion survey was used to assess the perception of digital visitors about those described and included in the subtitle “Conflict with white people” on the “Guajajaras” page on Wikipedia. The results indicate the importance of contributing to the dissemination of the history of indigenous resistance in the missionary and social context of indigenous policy, rereading the history tools from the indigenous point of view and disseminating it through digital media. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8766 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA ISABELLE EVANGELISTA DE ASSIS.pdf | TCC de Graduação | 144,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.