Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8767
Título: IMPLICAÇÕES DE PRÁTICAS REALIZADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO
Título(s) alternativo(s): IMPLICATIONS OF PRACTICES PERFORMED IN SUPERVISED INTERNSHIP IN A HOSPITAL TOY LIBRARY FOR THE TRAINING OF FUTURE PEDAGOGUES
Autor(es): SILVA, Maria Raimunda Amorim Fernandes
Palavras-chave: Aprendizagens;
Estágio supervisionado;
Espaço não formais
Hospital toy library;
Pedagogical training;
Trainees
Data do documento: 3-Out-2024
Editor: UFMA
Resumo: Esta pesquisa teve o intuito de analisar as implicações que emergem de práticas realizadas no estágio supervisionado em uma brinquedoteca hospitalar para a formação do futuro pedagogo. Diante do exposto, vinculamos a este trabalho a seguinte pergunta de pesquisa: quais implicações emergem das práticas pedagógicas na brinquedoteca hospitalar para a formação do futuro pedagogo? Diante da problemática, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e para a geração de dados foram utilizadas observações e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados gerados na pesquisa, foi necessária à sua interpretação de forma consistente e crítica, sendo utilizada a análise descritiva para esta ação. Os resultados apontaram a relevância do Pedagogo no espaço da brinquedoteca hospitalar, em particular, diante dos conhecimentos que este profissional adquire podendo atuar em diferentes espaços e contribuir para ações pedagógicas articuladas com as necessidades das crianças. Além disso, verificamos que a experiência dos futuros pedagogos por meio do estágio supervisionado neste espaço hospitalar proporcionou subsídios teóricos e práticos para o exercício de função, perpassando pelo conhecimento sobre práticas lúdicas e mediadas a partir de condições específicas. De igual modo, ficou ratificada a continuidade e a necessidade de desenvolver tanto por parte das Instituições de Ensino Superior, como por parte das Unidades Hospitalares que possuem a brinquedoteca, o planejamento de práticas pedagógicas a serem realizadas pelos estagiários/as do curso de Pedagogia durante sua permanência no espaço da brinquedoteca.
Descrição: This research aims to analyze the implications that emerge from pedagogical practices in hospital toy libraries for the training of future educators. In view of the above, we have linked the following research question to this work: what implications emerge from pedagogical practices in hospital toy libraries for the training of future educators? As such, the specific objectives are: to discuss the training of pedagogues, situating possibilities for their work in different spaces; to characterize hospital pedagogy and the toy library within this space; and to examine the vision of trainees of the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão (UFMA), about the experiences and actions carried out for their training, in the hospital toy library in a hospital in Imperatriz - MA. Given the problem, the methodology adopted was exploratory research with a qualitative approach, and observations and semi-structured interviews were used to generate data. In order to analyze the data generated in the research, it was necessary to interpret them consistently and critically. The results indicate the need for higher education institutions, as well as hospital units that have toy libraries, to develop the planning of pedagogical practices to be carried out by pedagogy trainees during their stay in the toy library.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8767
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA RAIMUNDA AMORIM FERNANDES SILVA.pdfTCC de Graduação622,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.