Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8768
Título: | GÊNEROS MIDIÁTICOS: Os memes como recursos pedagógicos no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos anos iniciais |
Título(s) alternativo(s): | MEDIA GENRES: Memes as pedagogical resources in teaching and learning Portuguese in the early years |
Autor(es): | PEREIRA, Paulo Matos |
Palavras-chave: | Memes; Ensino e Aprendizagem; Alfabetização Midiática; Língua Portuguesa Meme Genre; Teaching and Learning; Media Literacy; Portuguese Language |
Data do documento: | 4-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Os memes têm se destacado como recursos pedagógicos inovadores no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. A incorporação dos memes no ensino de língua portuguesa permite abordar conceitos gramaticais e textuais de maneira lúdica e envolvente, promovendo a aprendizagem significativa e a expressão criativa dos estudantes. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a funcionalidade dos memes como um recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa para crianças do 4° ano do fundamental e específicos, analisar como os memes podem ser integrados de forma eficiente no contexto curricular, alinhados aos objetivos educacionais, verificar a circulação do gênero entre as crianças, avaliar o impacto dos memes na motivação e engajamento das crianças durante as atividades de aprendizagem e, descrever como ocorre o processo de alfabetização midiática das crianças; desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio de uma sequência didática com o gênero meme. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi a qualitativa, estudo de caso e pesquisa de campo, técnica adotada foi a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostraram que os alunos conseguiram compreender os conceitos propostos e desenvolver habilidades eficazes de análise e produção de memes. Portanto, os memes podem ser aliados valiosos no ensino e aprendizagem de língua portuguesa para crianças do 4º ano do ensino fundamental, proporcionando um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e com conexão de saberes e linguagens. |
Descrição: | Memes have emerged as innovative pedagogical tools in the teaching and learning of Portuguese. Integrating memes into Portuguese language instruction allows for the exploration of grammatical and textual concepts in a playful and engaging manner, promoting meaningful learning and creative expression among students. Thus, the main objective of this research was to analyze the functionality of memes as a pedagogical resource in the process of teaching and learning Portuguese for 4th-grade elementary school children. Specific objectives included identifying how memes can be integrated into the curriculum in alignment with educational goals, understanding the circulation of the meme genre within education, reflecting on the process of media literacy for children, and developing reading and writing skills through a didactic sequence involving memes. The methodology adopted for this research was qualitative, including case studies and field research, with content analysis as the technique used. The research results showed that students were able to understand the proposed concepts and develop effective skills in meme analysis and production. Therefore, memes can be valuable allies in teaching and learning Portuguese for 4th-grade elementary students, providing a dynamic, interactive learning environment with connections between knowledge and languages. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8768 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULO MATOS PEREIRA.pdf | TCC de Graduação | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.