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http://hdl.handle.net/123456789/8769
Título: | A TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DA GESTORA, COORDENANDORAS E PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL |
Título(s) alternativo(s): | THE TRANSITION BETWEEN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND THE 1ST YEAR OF ELEMENTARY EDUCATION FROM THE PERCEPTIONS OF THE MANAGER, COORDINATORS AND TEACHERS OF A MUNICIPAL SCHOOL |
Autor(es): | SANTOS, Raquel Campelo dos |
Palavras-chave: | Transição; Educação Infantil; Ensino Fundamental Transition; Early Childhood Education; Elementary Education |
Data do documento: | 27-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho monográfico fala sobre a transição escolar entre as primeiras etapas da Educação Básica e, tem como objetivo geral analisar como tem sido esse processo de transição dessas crianças que saem da Educação Infantil e vão para o 1ª ano do Ensino Fundamental, a partir das percepções da gestora, coordenadoras e professoras de uma Escola Municipal de Governador Edison Lobão – MA. Para tanto, a metodologia de pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa na qual foram utilizadas a pesquisa bibliográfica a partir dos aportes teóricos que nortearam a pesquisa, foram eles: Zabalza (1998), Kramer (1996-2011), Vigotski (1978) dentre outros. Além dos autores, foram analisados documentos que norteiam a educação brasileira, a: Base Nacional Comum Curricular (2017), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). A pesquisa de campo foi elaborada através de um questionário via aplicativo do Google forms, na qual as participantes falaram sobre suas percepções de criança, transição, interação e continuidade. Os resultados demonstram que uma boa transição acontece, a partir da busca de rotinas continuadas com aprendizagens significativas e elos entre as etapas, na busca de conexões para que essa passagem se torne mais tranquila e leve, tanto para as crianças, quanto para os adultos. A escola e a família devem ter elos de comunicação, durante toda a trajetória escolar das crianças, mantendo um vínculo de trocas e participação. |
Descrição: | This monographic work talks about the school transition between the first stages of Basic Education and its general objective is to analyze what this transition process has been like for these children who leave Early Childhood Education and go to the 1st year of Elementary School, from perceptions of the manager, coordinators and teachers of a Municipal School in Governador Edison Lobão – MA. To this end, the research methodology started from a qualitative approach in which bibliographical research was used based on the theoretical contributions that guided the research, they were: Zabalza (1998), Kramer (1996-2011), Vigotski (1978) among others . In addition to the authors, documents that guide Brazilian education were analyzed: Base Nacional Comum Curricular (2017), National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2010), National Curriculum Guidelines (2013) and Law of Guidelines and Bases of National Education (1996). The field research was carried out through a questionnaire via the Google Forms application, in which participants spoke about their perceptions of children, transition, interaction and continuity. The results demonstrate that a good transition happens, based on the search for continued routines with significant learning and links between the stages, in the search for connections so that this transition becomes calmer and easier, both for children and adults. The school and the family must have communication links throughout the children's school career, maintaining a bond of exchange and participation. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8769 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
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