Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/877
Título: RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PARA O ENSINO DE GENÉTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CODÓ - MA
Autor(es): Ribeiro, Fatony Sarah Haidar
Palavras-chave: Materiais didáticos
Ensino de Biologia
Educação Básica
Data do documento: 7-Mar-2016
Resumo: A Genética frequentemente é relatada pelos alunos, principalmente os de escolas públicas, como uma disciplina de difícil compressão. Vários estudos estão voltados para a área de ensino como meio de tentar descobrir qual a melhor maneira de se ensinar Genética de forma prazerosa e que desperte interesse pelos alunos. As aulas experimentais, com metodologias diferenciadas utilizando os mais variados recursos dando oportunidade do aluno participar ativamente, têm mostrado resultados satisfatórios em muitas escolas públicas, mas nem sempre isso é possível devido a falta de recursos didáticos nas instituições de ensino. Diante deste cenário, o presente trabalho objetivou realizar um levantamento dos recursos didáticos utilizados pelos professores da educação básica da rede municipal de ensino da cidade de Codó – MA, relatando as dificuldades dos professores em ministrar aulas sem recursos pedagógicos, propondo uma reflexão da importância da utilização de recursos didáticos no ensino de Genética, com a intenção de trazer uma contribuição na discussão sobre propostas concretas de intervenção. Os levantamentos dos materiais foram realizados em quatro escolas do município, por meio de visitas, registro de fotos e entrevistas informais com um professor de cada instituição de ensino. Observou-se que duas das escolas possuem recursos básicos e tecnológicos enquanto outras escolas permanecem em uma situação difícil em relação a recursos didáticos faltando até o básico e necessário a ser oferecido ao professor. Por meio dos dados obtidos pode-se concluir que há uma grande deficiência de recursos didáticos nas escolas, portanto os recursos mais utilizados pelos professores são ditos “tradicionais” e a metodologia mais usada ainda é a aula expositiva, tornando um hábito diário na prática docente.
Descrição: Trabalho de conclusão do curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (Biologia) da Universidade Federal do Maranhão Campus VII-Codó, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia.
Trabalho de conclusão do curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (Biologia) da Universidade Federal do Maranhão Campus VII-Codó, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/877
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCFatonyRibeiro.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.