Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8771
Título: | FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA |
Título(s) alternativo(s): | CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF IMPERATRIZ - MA |
Autor(es): | QUEIROZ, Sabrina Silva |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Formação Continuada; Formação de Professores Early Childhood Education; Continuing Training; Teacher Training |
Data do documento: | 9-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este estudo investiga a formação continuada de professoras da Educação Infantil no município de Imperatriz – MA com o objetivo geral analisar a concepção das professoras sobre a formação continuada. O interesse para o desenvolvimento desta pesquisa surgiu por meio de experiências vivenciadas durante o estágio não obrigatório na rede pública de ensino do município de Imperatriz – MA. Sendo de abordagem qualitativa, teve como base teórica, as contribuições de autores como Imbernón (2011), Nóvoa (1992), Freire (1996), Marin (1995), entre outros. Para a construção de dados, foi realizada pesquisa de campo e o instrumento utilizado foi entrevistas semiestruturadas com 9 professoras da rede de ensino público, buscando analisar as concepções das professoras pesquisadas e descrever as experiências docentes sobre as formações continuadas. Conforme a análise, os resultados encontrados proporcionam reflexão. Através das entrevistas, foi possível perceber que as docentes, em suas concepções compreendem a importância da formação continuada na Educação Infantil, vivenciam desafios e apresentam expectativas diante da temática. |
Descrição: | This study investigates the continuous professional development of early childhood education teachers in the municipality of Imperatriz, MA, with the general objective of analyzing teacher´s conception of ongoing training. The interest in developing this research arose from experiences during a non-compulsory internship in the public school system of Imperatriz, MA. Based on a qualitative approach, the theoretical framework includes contributions from authors such as Imbernón (2011), Nóvoa (1992), Freire (1996), and Marin (1995), among others. Data collection involved field research using semi-structured interviews with nine public school teachers to analyze their conceptions and describe their experiences with continuous professional development. The analysis of the results provides critical reflection. The interviews revealed that teachers understand the importance of ongoing training in early childhood education, face challenges, and hold expectations regarding the subject. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8771 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SABRINA SILVA QUEIROZ.pdf | TCC de Graduação | 597,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.