Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8772
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA: PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE AÇAILÂNDIA-MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): DEMOCRATIC MANAGEMENT: PERCEPTIONS OF THE SCHOOL COMMUNITY OF A PUBLIC SCHOOL IN AÇAILÂNDIA-MARANHÃO
Autor(es): SILVA, Sara Pereira da
Palavras-chave: Gestão Democrática;
Escola Pública;
Participação;
Tomada de decisão
Democratic Management;
Public School;
Participation;
Decision Making
Data do documento: 2-Out-2024
Editor: UFMA
Resumo: A gestão democrática na escola se baseia na participação de todos os membros da comunidade escolar. Embora desejada, enfrenta desafios na prática diária. No meio acadêmico, a gestão escolar democrática tem ganhado destaque, impulsionando mudanças significativas. Este trabalho busca entender como a gestão democrática é vivenciada em uma escola pública de Açailândia-MA, segundo a percepção da comunidade escolar. A escolha do tema surgiu da necessidade de entender os processos de tomada de decisão no ambiente escolar, revelando o tipo de gestão praticada e a importância da gestão democrática em escolas públicas. O objetivo geral é analisar como a gestão democrática é vivenciada em uma escola pública de Açailândia-MA, a partir das percepções da comunidade escolar, visando compreender os processos de participação e decisão. Os objetivos específicos incluem analisar as percepções sobre gestão democrática, caracterizar sua vivência na rotina escolar e identificar como os processos de decisão são experienciados. Para fundamentação teórica recorremos a alguns documentos oficiais e a autores como: Gadotti (1994), Bazílio (2008), Monlevade (2005), Lück (2009), Libâneo (2009), Paro (2001), entre outros. Como resultados obtidos, destacamos que os entrevistados entendem o conceito de gestão democrática, conforme os documentos oficiais, mas na prática, a participação ativa de pais, professores e servidores é limitada. A escola não tem estratégias eficazes para envolver os pais, que não conhecem bem a estrutura e os documentos escolares. Falta a busca por representantes da comunidade nas decisões, o que impede a participação ativa. A escola poderia adotar reuniões mais dinâmicas e objetivas para melhorar essa participação.
Descrição: Democratic school management is based on the participation of all members of the school community. Although desired, it faces challenges in daily practice. In the academic environment, democratic school management has gained prominence, driving significant changes. This paper seeks to understand how democratic management is experienced in a public school in Açailândia-MA, according to the perception of the school community. The choice of the theme arose from the need to understand the decision-making processes in the school environment, revealing the type of management practiced and the importance of democratic management in public schools: Gadotti (1994), Bazílio (2008), Monlevade (2005), Lück (2009), Libâneo (2009), Paro (2001). The general objective is to analyze how democratic management is experienced in a public school in Açailândia-MA, based on the perceptions of the school community, aiming to understand the processes of participation and decision-making. The specific objectives include analyzing the perceptions about democratic management, characterizing its experience in the school routine and identifying how the decision-making processes are experienced. The school does not have effective strategies to involve parents, who are not familiar with the school structure and documents. There is a lack of community representatives involved in decision-making, which prevents active participation. The school could adopt more dynamic and objective meetings to improve this participation.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8772
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA PEREIRA DA SILVA.pdfTCC de Graduação436,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.