Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | GOMES, Talita Reis | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T13:39:13Z | - |
dc.date.available | 2025-02-05T13:39:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8773 | - |
dc.description | Project-based pedagogy is a pedagogical proposal that streamlines the teaching and learning process and offers children a formative experience full of meaning. Articulated in Early Childhood Education, this perspective enables skills and competences to be developed in addition to content. In view of this, this study sought to understand how working with projects has been part of pedagogical practice in Early Childhood Education, discussing the teachers' vision of this proposal, as well as the strategies they use in its development. As far as the methodological approach is concerned, this study included bibliographical research and field research, in which a semi-structured interview was carried out with teachers from an Early Childhood Education school in Imperatriz-MA. Data analysis was carried out from the perspective of Bardin's Content Analysis, in which the information obtained was discussed using categories. The results show that based on the systematization of content, carried out by the management of the Early Childhood Education institution, the educators adapt the execution of the projects according to the needs and particularities of their class and use different strategies, such as conversation circles, storytelling, musicalization, among other practices. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pedagogia de projetos é uma proposta pedagógica que dinamiza o processo de ensino e aprendizagem e oferece para a criança uma experiência formativa repleta de significados. Articulada à Educação Infantil, esta perspectiva possibilita que além dos conteúdos, habilidades e competências também sejam desenvolvidas. Em função disso, o presente estudo buscou compreender como tem sido o trabalho com projetos enquanto parte da prática pedagógica na Educação Infantil, discutindo a visão das professoras acerca dessa proposta, bem como as estratégias que elas utilizam no seu desenvolvimento. No que se refere ao caminho metodológico, este estudo contou com uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, na qual se realizou uma entrevista semiestruturada com professoras de uma escola de Educação Infantil de Imperatriz/MA. Já a análise de dados foi realizada na perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin, na qual através de categorias, discutiu-se as informações obtidas. Os resultados apontam que a partir da sistematização de conteúdo, realizado pela gestão da instituição de Educação Infantil, as professoras adequam à execução dos projetos de acordo com as necessidades e particularidades da sua turma e utilizam diferentes estratégias nessa ocasião como por exemplo, as rodas de conversa, contação de histórias, musicalização, produções e entre outras práticas. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | pedagogia de projetos; | pt_BR |
dc.subject | educação infantil; | pt_BR |
dc.subject | ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | project pedagogy; | pt_BR |
dc.subject | early childhood education; | pt_BR |
dc.subject | teaching and learning | pt_BR |
dc.title | O TRABALHO COM PROJETOS: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM IMPERATRIZ-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | WORKING WITH PROJECTS: A STUDY ON THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF TEACHERS AT A EARLY CHILDHOOD EDUCATION SCHOOL IN IMPERATRIZ-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TALITA REIS GOMES.pdf | TCC de Graduação | 958,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.