Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8774
Título: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Título(s) alternativo(s): CONTRIBUTIONS OF NEUROSCIENCE TO LITERACY: AN INTEGRATIVE REVIEW
Autor(es): SANTOS, Vitória Lima
Palavras-chave: Neurociência;
Alfabetização;
Leitura;
Revisão Integrativa;
Contribuições
Neuroscience;
Literacy;
Reading;
Integrative Review;
Contributions
Data do documento: 19-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da neurociência para a alfabetização a partir da produção acadêmica relacionada ao tema ao longo dos últimos 23 anos, destacando as metodologias utilizadas, as lacunas existentes nas pesquisas e as tendências emergentes no campo. A partir da análise de estudos relevantes, buscou-se evidenciar as contribuições significativas da neurociência para o processo de alfabetização, especialmente no que tange à compreensão dos mecanismos cerebrais envolvidos na leitura e escrita. Além disso, buscou-se identificar as mudanças ocorridas no contexto educacional e suas implicações, considerando práticas que adotam uma abordagem neurocientífica para a aprendizagem da leitura. O estudo segue os passos de uma revisão integrativa fundamentada em Botelho (Et al., 2011) realizado por meio do acesso aos periódicos publicados nas bases de dados ERIC, CAPES, Scielo, ScienceDirect e Google Scholar nos últimos 23 anos com os descritores “neurociência”, “alfabetização” e “leitura”. A pesquisa aponta para a importância de uma integração mais profunda entre as descobertas neurocientíficas e a prática educacional, propondo reflexões sobre como essa interface pode contribuir para a melhoria dos processos de alfabetização. Conclui-se que as contribuições da neurociência para a alfabetização são importantes para informar e aprimorar os caminhos da aprendizagem da leitura e da escrita.
Descrição: This article aims to investigate the contributions of neuroscience to literacy, based on academic production on the subject over the last 23 years, highlighting the methodologies used, the gaps in research and emerging trends in the area. By analyzing relevant studies, we sought to highlight the significant contributions of neuroscience to the literacy process, especially in terms of understanding the brain mechanisms involved in reading and writing. In addition, we sought to identify the changes that have occurred in the educational context and their implications, considering the practices that adopt a neuroscientific approach to learning to read. The study follows the steps of an integrative review based on Botelho (Et al., 2011) carried out by accessing journals published in the ERIC, CAPES, Scielo, ScienceDirect and Google Scholar databases over the last 23 years with the descriptors “neuroscience”, “literacy” and “reading”. The research points to the importance of a deeper integration between neuroscientific discoveries and educational practice, proposing reflections on how this interface can contribute to improving literacy processes. It concludes that the contributions of neuroscience to literacy are important for informing and improving the ways in which we learn to read and write.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8774
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITÓRIA LIMA SANTOS.pdfTCC de Graduação1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.