Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8776
Título: | A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM JOÃO LISBOA/MA SOBRE RAÇA E GÊNERO |
Título(s) alternativo(s): | THE PERCEPTION OF TEACHERS IN THE INITIAL SERIES OF A MUNICIPAL SCHOOL IN JOÃO LISBOA/MA ABOUT RACE AND GENDER |
Autor(es): | NASCIMENTO, Camila Marciles do |
Palavras-chave: | Gênero; Raça; Anos Iniciais; Percepção de Professoras Gender; Race; Early Years; Teachers’ Perception |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho constitui-se em uma reflexão e problematização sobre as relações de raça e gênero no contexto escolar, em específico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entende-se que a escola é um lócus de (re)produção social de certos discursos, que por vezes hierarquizam sujeitos por características sociais e também é um dos primeiros espaços de socialização com as diferenças para além do âmbito familiar. Nesse sentido, entende-se que as temáticas raça e gênero em diversos espaços escolares são tomadas como questões delicadas e em alguns momentos não necessárias de serem abordadas. Tendo em vista isso, apresenta-se como questão norteadora da pesquisa: Quais as percepções de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de João Lisboa/MA sobre as relações de raça e gênero? O objetivo geral consiste em analisar as percepções de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de João Lisboa/MA sobre as relações de raça e gênero. O campo de pesquisa é uma escola municipal localizada na cidade de João Lisboa/MA, com duas professoras de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, neste trabalho utilizou-se como instrumento metodológico o formulário, com análise das respostas a partir dos estudos de gênero e raça numa perspectiva de educação antirracista e para as diferenças. Após percorrer esse caminho, é possível dizer que a percepção das professoras ainda está imersa em aspectos culturais e sociais que apontam para uma visão mais conservadora de se abordar sobre tais questões nos espaços escolares. As falas indicaram que elas não sentem-se aptas para trabalharem tais temas, mas ao mesmo tempo notam que elas emergem em suas salas de aula. Assim, esse trabalho reflete que a existência desse debate é extremamente necessária nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por mais que ainda haja certa resistência em abordá-los. |
Descrição: | The present work constitutes a reflection and problematization on race and gender relations in the school context, specifically in the early years. It is understood that the school is a locus of social (re)production of certain discourses, which sometimes hierarchize subjects based on social characteristics and is also one of the first spaces for socialization with differences beyond the family sphere. In this sense, it is understood that the themes of race and gender in different school spaces are considered delicate issues and at times not necessary to be addressed. With this in mind, the guiding question of this text is: What are the perceptions of teachers at a municipal school in João Lisboa/MA about race and gender relations in the early years? The general objective is to analyze the perceptions of teachers from a municipal school in João Lisboa/MA about race and gender relations in the early years. The research field is a municipal school located in the city of João Lisboa/MA, with two teachers from the initial years of 1st and 2nd year. To this end, in this work the form was used as a methodological instrument, with analysis of responses based on studies of gender and race from the perspective of anti-racist education and differences. After traveling this path, it was possible to problematize that the teachers' perception is still immersed in cultural and social aspects that point to a more conservative view of addressing such issues in school spaces. The statements indicated that they do not feel able to work on such topics, but at the same time they note that they emerge in their classrooms. Thus, this work reflects that the existence of this debate is extremely necessary in the early years, even though there is still some resistance to addressing it. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8776 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMILA MARCILES DO NASCIMENTO.pdf | TCC de Graduação | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.