Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Raquel Aguiar do | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T14:39:45Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10T14:39:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8777 | - |
dc.description | Public policies can be understood as actions and programs that are developed by the State to guarantee and effect rights, provided for in the Federal Constitution and other laws. These are measures and programs created by governments dedicated to ensuring the welfare of the population. The present work aims to highlight the importance of public policies for digital inclusion in the scope of basic education, whether in the opportunity of remote classes, distance learning, acquisition of didactic content to teacher education. In this interim methodology was developed by qualitative bibliographic research, seeking fully the analysis, understanding, conceptualization and concrete evidence on the subject, based on bibliographic research, with consultations in electronic data bases, such as Google Academic and Scielo (Scientific Electronic Library Online; Electronic Publication), selecting works between 1999 and 2023, thus providing an elongated understanding of the theme. As a result and discussion, one can find public policies being effective in regular education, but without a real coverage of institutions as a whole, and consequently without the total reach of the student population. | pt_BR |
dc.description.abstract | Políticas públicas podem ser entendidas como ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e efetivar direitos, previstos na Constituição Federal de 1988 e em outras leis. São medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem-estar da população. O presente trabalho objetiva evidenciar a importância das políticas públicas para a inclusão digital no âmbito da educação básica, seja na oportunização das aulas remotas, ensino a distância, aquisição de conteúdos didáticos ou à formação de professores por meios digitais. Nesse ínterim, a metodologia do presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, buscando integrar a análise, compreensão, conceituação e evidências concretas acerca do tema, pautando-se em pesquisas bibliográficas, com consultas em bases eletrônicas de dados, como o Google Acadêmico e Scielo (Scientific Electronic Library Online; Publicação eletrônica), selecionando trabalhos entre os anos 1999 a 2023, propiciando assim um entendimento alongado sobre a tema. Como resultado e discussão, pode-se encontrar as políticas públicas sendo efetivadas no ensino regular, mas sem uma real cobertura das instituições como um todo, e consequentemente, sem o alcance total da população de estudantes. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino Regular; | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas; | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Regular Education; | pt_BR |
dc.subject | Public policy; | pt_BR |
dc.subject | Digital Technologies | pt_BR |
dc.title | POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.title.alternative | PUBLIC POLICIES FOR DIGITAL INCLUSION IN BASIC EDUCATION | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAQUEL AGUIAR DO NASCIMENTO.pdf | TCC de Graduação | 611,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.