Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/878
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Ana Amercia Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-14T14:35:30Z | - |
dc.date.available | 2016-11-14T14:35:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/878 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão do curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (Biologia) da Universidade Federal do Maranhão Campus VII-Codó, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão do curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (Biologia) da Universidade Federal do Maranhão Campus VII-Codó, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da Evolução é considerado fundamental para a compreensão de muitos dos modelos explicativos e teorias da Biologia. Entretanto, Tem-se observado, atualmente, aulas de Evolução meramente expositivas, sendo as experimentações ficadas à margem do ensino. É evidente a importância da introdução das atividades práticas no ensino das Ciências, pois a experimentação desperta interesse no aluno, independente do seu nível escolar, além de aumentar a capacidade de aprendizagem porque envolve o estudante tornando os conteúdos menos abstratos. Diante dessa realidade, pode-se observar a necessidade das escolas e professores possuírem um acervo de aulas práticas como experimentos e jogos lúdicos com finalidades didáticas. O objetivo desse trabalho foi realizar uma analise de literatura para sistematizar aulas práticas de Evolução com uso de materiais alternativos de baixo custo e fácil acesso contribuindo assim com a inserção de metodologias diferenciadas em sala de aula que por sua vez possibilitam a formação de alunos críticos e autônomos. O presente trabalho consistiu de pesquisa bibliográfica na internet buscando artigos que abordavam o tema da pesquisa, onde realizou-se um levantamento de aulas práticas com materiais alternativos para ensino de Evolução na educação básica. Depois de coletados os dados, perpetrou-se uma analise de literatura envolvendo aspectos relacionados a problemática da abordagem do ensino de evolução biológica, a falta e a importância de aulas práticas. Por meio das pesquisas, notou-se que os autores descreveram que as atividades práticas com materiais alternativos conseguem despertar nos alunos grande interesse, já que a teoria e a prática devem estar associadas e garantindo ao aluno uma melhor aprendizagem. Dessa forma, conclui-se que o levantamento de aulas práticas com materiais alternativos é uma ferramenta que possibilita os professores a utilização de práticas no ensino de Evolução, permitindo ao aluno relacionar o conhecimento cientifico com a realidade do seu cotidiano, facilitando assim a elaboração de significados dos conteúdos ministrados. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologia didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Evolução | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Levantamento bibliográfico de aulas práticas de evolução utilizando materiais alternativos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCAnaAmércia.pdf | 842,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.