Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/880
Título: A REVOLTA BALAIADA NO MARANHÃO
Autor(es): Luz, Gerlandia da
Palavras-chave: Balaiada
Participacao Popular
Provincia do Maranhao
Data do documento: 2-Set-2016
Resumo: Este estudo teve como objetivo destacar a participação popular na revolta da balaiada no Maranhão. A Balaiada foi uma importante revolta popular que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 e 1841, tendo o município de Caxias como foco mais importante das batalhas entre os balaios e as forças legalistas do Norte. A metodologia utilizada na realização desta pesquisa foi uma pesquisa bibliográfica de conteúdo exploratório e descritivo. Para tanto, foi realizado um levantamento em livros, revistas, artigos científicos e sites da Internet. Após analise literária, conclui-se que a Balaiada foi um dos maiores conflitos ocorridos no Maranhão, desencadeado por questões políticas entre os partidos liberais (bem-ti-vis) e os conservadores (cabanos) e simultaneamente por vaqueiros, artesãos, lavradores, escravos e pequenos fazendeiros (mestiços, mulatos, sertanejos e negros), contra os grandes proprietários de terra e de escravos, comerciantes e autoridades provinciais que subiram ao poder com a “proclamação da independência” do país, em busca de uma melhor condição de vida.
Descrição: Artigo apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas como pré-requisito para obtenção do Grau de Licenciada Ciências Humanas com Habilitação em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/880
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERLANDIALUZ.pdf146,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.