Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBARROS, Ágta da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-24T13:10:36Z-
dc.date.available2025-02-24T13:10:36Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8824-
dc.descriptionThe purpose of this study is to analyze how the right to education is applied in indigenous communities in the state of Maranhão, considering the context of cooperative federalism. The importance of this right in ensuring equitable and high- quality access to education for all citizens, including indigenous communities, is emphasized. Cooperative federalism, a political model that seeks collaboration among different levels of government (Union, states, and municipalities) in the implementation of public policies, including education, is relevant to understanding the execution of the right to education in these communities. This involves the joint action of these federative entities. The research adopts a qualitative approach, based on literature review and document analysis. The educational policies aimed at indigenous communities in Maranhão are examined, as well as the participation and cooperation among the Union, state, and municipalities in the implementation of these policies. The results indicate that, despite advances in legislation and public policies for indigenous education, challenges persist in the implementation of the right to education in these communities. Issues such as the lack of adequate infrastructure in schools, the shortage of qualified indigenous teachers, and the absence of dialogue and effective participation of indigenous communities in the formulation and execution of educational policies are identified as obstacles. In light of this, recommendations are suggested to strengthen the implementation of the right to education in indigenous communities in Maranhão. These proposals include promoting greater dialogue and participation of indigenous communities, valuing indigenous culture and languages in the school curriculum, training indigenous teachers, and improving school infrastructure.pt_BR
dc.description.abstractO propósito deste estudo é analisar como o direito à educação é aplicado em comunidades indígenas no estado do Maranhão, considerando o contexto do federalismo cooperativo. Destaca-se a importância desse direito para assegurar um acesso equitativo e de alta qualidade à educação para todos os cidadãos, incluindo as comunidades indígenas. O federalismo cooperativo, um modelo político que busca a colaboração entre os diferentes níveis de governo (União, estados e municípios) na implementação de políticas públicas, incluindo a educação, é relevante para compreender a execução do direito à educação nessas comunidades. Isso envolve a atuação conjunta desses entes federativos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental. São examinadas as políticas educacionais destinadas às comunidades indígenas no Maranhão, assim como a participação e cooperação entre União, estado e municípios na execução dessas políticas. Os resultados indicam que, apesar dos avanços na legislação e nas políticas públicas para a educação indígena, persistem desafios na implementação do direito à educação nessas comunidades. Problemas como a carência de estrutura adequada nas escolas, à falta de professores indígenas qualificados e a ausência de diálogo e participação efetiva das comunidades indígenas na formulação e execução das políticas educacionais são identificados como obstáculos. Diante disso, são sugeridas recomendações para fortalecer a aplicação do direito à educação nas comunidades indígenas do Maranhão. Essas propostas incluem a promoção de maior diálogo e participação das comunidades indígenas, a valorização da cultura e línguas indígenas no currículo escolar, a formação de professores indígenas e a melhoria da infraestrutura escolar.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectdireito à educação;pt_BR
dc.subjectcomunidades indígenas;pt_BR
dc.subjectfederalismo cooperativo;pt_BR
dc.subjectpolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectright to education;pt_BR
dc.subjectindigenous communities;pt_BR
dc.subjectcooperative federalism;pt_BR
dc.subjecteducational policiespt_BR
dc.titleDIREITO À EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES INDÍGENAS: FEDERALISMO COOPERATIVO E A IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES INDÍGENAS NO ESTADO DO MARANHÃOpt_BR
dc.title.alternativeRIGHT TO EDUCATION IN INDIGENOUS COMMUNITIES: COOPERATIVE FEDERALISM AND THE IMPLEMENTATION OF THE RIGHT TO EDUCATION IN INDIGENOUS COMMUNITIES IN THE STATE OF MARANHÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Direito do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁGTA DA SILVA BARROS.pdfTCC de Graduação523,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.