Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8835
Título: Perfil clínico – epidemiológico e resistência antirretroviral de pacientes com falha terapêutica em um centro de referência no Nordeste do Brasil.
Título(s) alternativo(s): Clinical-epidemiological profile and antiretroviral resistance of patients with treatment failure in a reference center in Northeastern Brazil
Autor(es): MACIEL, Ellen Larissa Santos da Rocha
Palavras-chave: antirretrovirais;
carga viral;
epidemiologia;
farmacorresistência viral.
Data do documento: 13-Mai-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo Objetivo: Analisar o perfil clínico – epidemiológico e a resistência antirretroviral de pacientes com falha terapêutica atendidos em um centro de referência no nordeste brasileiro entre 2009 e 2019. Métodos: Foram analisados 33 pacientes, que apresentaram falha terapêutica e realizaram teste de genotipagem entre julho de 2009 a julho de 2019. A coleta ocorreu através de prontuários médicos e de sequências de genotipagem. Resultados: Dos 33 pacientes, 75.7% apresentaram resistência associada a inibidores da transcriptase reversa não análogos de nucleosídeos (ITRNN). Houve relação significativa (P < 0.05) entre as terapias antirretrovirais e as variáveis peso corporal, glicemia de jejum, lipoproteína de baixa densidade (LDL) e colesterol total (CT). A idade média foi de 39.8 anos. Conclusões: Foi evidenciada relação significativa entre as variáveis peso corporal, glicemia de jejum, LDL e CT e os tipos de terapia antirretroviral. Além disso, a resistência antirretroviral associada aos ITRNN foi mais frequente.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8835
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELLENLARISSASANTOSDAROCHAMACIEL.pdfTrabalho de Conclusão de Curso244,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.