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http://hdl.handle.net/123456789/8867
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | RÊGO, Andersson Klinsmann Dahlin Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T11:06:14Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T11:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8867 | - |
dc.description | This study investigated the professional appreciation of Physical Education teachers in public state high schools in the city of Pinheiro, Maranhão. The research was motivated by the need to analyze and understand how factors such as remuneration, working conditions, institutional recognition and opportunities for continuing education positively influence the satisfaction of these professionals, which are essential for the quality of teaching. A quantitative approach was used, with the application of a questionnaire via Google Forms to nine Physical Education teachers. The questionnaire was divided into two sections: one for sociodemographic survey and another for evaluating teacher appreciation using a Likert scale from 1 to 5. The data were analyzed with the JAMOVI software (version 2.3), generating frequencies for each variable and correlating them with Professional Appreciation. The results showed that teaching resources and sports infrastructure were predominantly related to factors that devalue these teachers; on the other hand, institutional recognition and the relationship with the school community were well evaluated, resulting in positive factors for the appreciation of these professionals. Pedagogical support and remuneration had a strong correlation in relation to appreciation, suggesting that these factors act as positive points for the satisfaction of these teachers. Regarding opportunities for continuing education, the data revealed a regular perception, reinforcing the need to implement public policies that favor this professional training. It is concluded that the appreciation of Physical Education teachers in the state public schools of Pinheiro Maranhão is partially compromised by factors such as inadequate structures, lack of teaching resources and regular remuneration, but finds a certain balance in institutional recognition and relationships with the school community, resulting in satisfaction, motivation and appreciation of the majority of participating professionals. To promote broader appreciation, programs are needed that improve working conditions and expand opportunities for professional updating. It is suggested that future research could expand the analysis to other regions and include new variables that could positively influence teacher appreciation. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investigou a valorização profissional dos professores de Educação Física nas escolas públicas estaduais de ensino médio na cidade de Pinheiro, Maranhão. A pesquisa foi motivada pela necessidade de analisar e compreender como fatores como remuneração, condições de trabalho, reconhecimento institucional e oportunidades de formação continuada influenciam positivamente a satisfação desses profissionais, indispensáveis para a qualidade do ensino. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário via Google Forms a nove professores de Educação Física. O questionário foi dividido em duas seções: uma para levantamento sociodemográfico e outra para avaliação da valorização docente por meio da escala de Likert de 1 a 5. Os dados foram analisados com o software JAMOVI (versão 2.3), gerando as frequências para cada variável e correlacionando-as com a valorização profissional. Os resultados mostraram que os recursos didáticos e a infraestrutura esportiva foram predominantemente relacionadas com fatores de desvalorização desses docentes, por outro lado, o reconhecimento institucional e o relacionamento com a comunidade escolar foram bem avaliados resultando em fatores positivos para a valorização desses profissionais. Apoio pedagógico e a remuneração tiveram uma forte correlação em relação à valorização, sugerindo que esses fatores atuam como pontos positivos para a satisfação desses docentes. Em relação às oportunidades de formação continuada, os dados revelaram uma percepção regular, reforçando a necessidade de implementação de políticas públicas que favorecem essa capacitação profissional. Conclui-se que a valorização dos professores de Educação Física nas escolas públicas estaduais de Pinheiro Maranhão está comprometida parcialmente por fatores como as estruturas inadequadas, falta de recursos didáticos e remuneração regular, porem encontra certo equilíbrio no reconhecimento institucional e nas relações com a comunidade escolar, resultando na satisfação, motivação e valorização da maioria dos profissionais participantes. Para promover uma valorização mais ampla, são necessários programas que aprimorem as condições de trabalho e ampliem as oportunidades de atualização profissional. Sugere-se que pesquisas futuras possam expandir a uma análise para outras regiões e incluir novas variáveis que possam influenciar positivamente a valorização docente. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Valorização Profissional; | pt_BR |
dc.subject | Professores; | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Professional Appreciation; | pt_BR |
dc.subject | Teachers; | pt_BR |
dc.subject | Physical Education | pt_BR |
dc.title | VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO EM PINHEIRO MARANHÃO | pt_BR |
dc.title.alternative | PROFESSIONAL VALORIZATION OF PHYSICAL EDUCATION: A STUDY IN PUBLIC SCHOOLS HIGH SCHOOLS IN PINHEIRO MARANHÃO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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