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dc.contributor.authorBARROS, Karen Fernanda Mendes-
dc.date.accessioned2025-03-14T11:39:30Z-
dc.date.available2025-03-14T11:39:30Z-
dc.date.issued2025-01-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8870-
dc.descriptionAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition characterized by persistent difficulties in communication, social interaction and the presence of repetitive behaviors, which significantly impact the quality of life of diagnosed children. Among the interventions available, the practice of adapted physical activities has stood out for promoting benefits not only in the physical sphere, but also in the social and emotional aspects of these children. However, challenges such as sensory hypersensitivity and the need for specific adaptations make it essential to personalize interventions. This study aims to analyze how the practice of adapted physical activities can contribute to the motor, social and emotional development of children with ASD, promoting a fuller and more inclusive life. The research was conducted using a qualitative and bibliographical approach, with a review of 20 articles selected based on strict criteria, such as thematic relevance and the timeliness of the publications. The results showed that activities such as swimming, dance, equine therapy and team sports promote significant improvements in motor coordination, balance and muscle strength, as well as reducing stereotyped behaviour and fostering socialization. It was also identified that these practices have a positive impact on emotional well-being and autonomy, although the implementation of the programs faces challenges related to adaptation and the necessary support. It is concluded that adapted physical activities are indispensable tools for the integral development of children with ASD, with a direct impact on their quality of life and social inclusion. The development of programs supervised by trained professionals and the creation of public policies that encourage inclusive practices are recommended. This study reinforces the importance of personalized interventions and continued research into effective strategies for this audience.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades persistentes na comunicação, interação social e presença de comportamentos repetitivos, que impactam significativamente a qualidade de vida de crianças diagnosticadas. Dentre as intervenções disponíveis, a prática de atividades físicas adaptadas tem se destacado por promover benefícios não apenas no âmbito físico, mas também nos aspectos social e emocional dessas crianças. No entanto, desafios como a hipersensibilidade sensorial e a necessidade de adaptações específicas tornam fundamental a personalização das intervenções. Este trabalho tem como objetivo analisar como a prática de atividades físicas adaptadas pode contribuir para o desenvolvimento motor, social e emocional de crianças com TEA, promovendo uma vida mais plena e inclusiva. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, com revisão de 20 artigos selecionados a partir de critérios rigorosos, como relevância temática e atualidade das publicações. Os resultados demonstraram que atividades como natação, dança, equoterapia e esportes coletivos promovem melhorias significativas na coordenação motora, equilíbrio e força muscular, além de reduzir comportamentos estereotipados e fomentar a socialização. Identificou-se também que essas práticas impactam positivamente o bem-estar emocional e a autonomia, embora a implementação dos programas enfrente desafios relacionados à adaptação e ao suporte necessário. Conclui-se que as atividades físicas adaptadas são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento integral de crianças com TEA, com impacto direto em sua qualidade de vida e inclusão social. Recomenda-se a elaboração de programas supervisionados por profissionais capacitados e a criação de políticas públicas que incentivem práticas inclusivas. Este estudo reforça a importância de intervenções personalizadas e a continuidade de pesquisas sobre estratégias eficazes para este público.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAutismo;pt_BR
dc.subjectAtividade Física;pt_BR
dc.subjectInclusão Social;pt_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.subjectAutism;pt_BR
dc.subjectPhysical activity;pt_BR
dc.subjectSocial Inclusion;pt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.titleATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS AUTISTASpt_BR
dc.title.alternativePHYSICAL ACTIVITY AND QUALITY OF LIFE IN AUTISTIC CHILDRENpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

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