Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOBATO, Kennedy Anderson-
dc.date.accessioned2025-03-14T11:52:16Z-
dc.date.available2025-03-14T11:52:16Z-
dc.date.issued2025-01-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8871-
dc.descriptionThis study analyzes the impact of physical education classes on the development of students with intellectual disabilities served by APAE in Pinheiro – MA. The research highlights the importance of physical activities as a tool for social inclusion and the improvement of motor, cognitive, and emotional skills of these students. Physical education classes are essential for promoting social interaction, enhancing self-esteem, and encouraging teamwork, directly contributing to the participants' quality of life. Through a qualitative approach, the study sought to understand the perceptions of students, teachers, and family members about the activities carried out. The results indicate that the classes contribute to the development of specific skills, such as motor coordination, attention, and cooperation, in addition to fostering the students' inclusion in different social contexts. It was also observed that participation in physical activities helps reduce attitudinal barriers and promotes a more welcoming and inclusive environment.It is concluded that physical education classes play a fundamental role in the holistic development of students with intellectual disabilities, strengthening both pedagogical and social aspects. The study emphasizes the need for continuous investments in resources and teacher training to ensure more effective and inclusive practices.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o impacto das aulas de educação física no desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual atendidos pela APAE de Pinheiro – MA. A pesquisa aborda a importância das práticas corporais como ferramenta para a inclusão social e o aprimoramento das capacidades motoras, cognitivas e emocionais desses alunos. As aulas de educação física são essenciais para promover a interação social, o fortalecimento da autoestima e o estímulo ao trabalho em equipe, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos participantes. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo buscou compreender as percepções de alunos, professores e familiares sobre as atividades realizadas. Os resultados indicam que as aulas contribuem para o desenvolvimento de habilidades específicas, como coordenação motora, atenção e cooperação, além de favorecer a inclusão dos alunos em diferentes contextos sociais. Observou-se, ainda, que o envolvimento em atividades físicas contribui para reduzir barreiras atitudinais e fomentar um ambiente mais acolhedor e inclusivo. Conclui-se que as aulas de educação física desempenham um papel fundamental na formação integral dos alunos com deficiência intelectual, fortalecendo tanto o aspecto pedagógico quanto o social. O estudo reforça a necessidade de investimentos contínuos em recursos e formação docente, de modo a garantir práticas mais eficazes e inclusivas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação física;pt_BR
dc.subjectDeficiência intelectual;pt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPhysical education;pt_BR
dc.subjectIntellectual disability;pt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.titleO IMPACTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA APAE DE PINHEIRO – MApt_BR
dc.title.alternativeTHE IMPACT OF PHYSICAL EDUCATION CLASSES FOR STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES AT APAE PINHEIRO - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KENNEDY ANDERSON LOBATO.pdfTCC de Graduação474,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.