Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MELO, Josilene dos Anjos Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T12:00:50Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T12:00:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8872 | - |
dc.description | This paper aims to discuss the relationship between teaching and inclusion of students with physical disabilities in the context of teaching work in physical education in the school environment. To this end, the following question is posed: what are the challenges for accessibility and ensuring the right to learning of people with physical disabilities in the context of teaching work in physical education in the school environment? The research hypothesis is that the right to inclusion of students with disabilities in the school environment constitutes a recognition of the learning capacities and potential of individuals with physical disabilities. However, the challenges for inclusion go beyond structural obstacles, consisting of working conditions and qualified teacher training. This study consists of basic research with no foreseen and immediate application of the results. The research approach is qualitative, theoretical and exploratory in nature, based on data collection and analysis through bibliographic and documentary research. Thus, the research was organized in two moments: the challenges for accessibility and the right to inclusion of students with physical disabilities in the school environment are discussed. And the relationship between teaching work and inclusive educational practice in physical education is investigated. Finally, the final considerations of the research are presented, highlighting the importance of recognizing the learning capabilities of individuals with physical disabilities, and that the challenges for inclusion go beyond structural obstacles, consisting of working conditions and qualified teacher training. | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação entre ensino e inclusão de educandos com deficiência física no contexto do trabalho docente em educação física no ambiente escolar. Parte-se a seguinte questão: quais os desafios para acessibilidade e garantia do direito à aprendizagem de pessoas com deficiência física no contexto do trabalho docente em educação física no ambiente escolar? A hipótese de pesquisa é que, o direito a inclusão de educandos com deficiência no espaço escolar constitui um reconhecimento das capacidades de aprendizagem e de potencialidades de sujeitos com deficiência física, entretanto, os desafios para inclusão estão além dos obstáculos estruturais, constituindo-se por condições de trabalho e formação docente qualificada. Este estudo consiste em uma pesquisa de natureza básica sem aplicação prevista e imediata dos resultados. A abordagem da pesquisa é qualitativa de natureza teórica e exploratória, baseada em levantamento e análise de dados por meio de investigação bibliográfica e documental. Assim, organizou-se a pesquisa em dois momentos, discute-se os desafios para acessibilidade e direito a inclusão de educandos com deficiência física no ambiente escolar. E, investiga-se a relação entre trabalho docente e prática educativa inclusiva em educação física. Por fim, apresenta-se as considerações finais da pesquisa, apontando a importância do reconhecimento das capacidades de aprendizagem de sujeitos com deficiência física, e que os desafios para inclusão estão além dos obstáculos estruturais, constituindo-se pelas condições de trabalho e formação docente qualificada. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Inclusão; | pt_BR |
dc.subject | Educação física; | pt_BR |
dc.subject | Desafios; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Inclusion; | pt_BR |
dc.subject | Physical education; | pt_BR |
dc.subject | Challenges; | pt_BR |
dc.subject | Learning; | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.title | ENSINO DOCENTE E INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: Os desafios para acessibilidade e aprendizagem de educandos com deficiência física no ambiente escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | TEACHING AND INCLUSION IN PHYSICAL EDUCATION: The challenges for accessibility and learning of students with physical disabilities in the school environment | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSILENE DOS ANJOS PEREIRA MELO.pdf | TCC de Graduação | 640,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.