Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8878
Título: EXPLORANDO O CONHECIMENTO ACADÊMICO: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPUS PINHEIRO-MA
Título(s) alternativo(s): EXPLORING ACADEMIC KNOWLEDGE: A MAPPING OF THE PRODUCTIONS OF THE BACHELOR'S DEGREE IN PHYSICAL EDUCATION AT THE PINHEIRO-MA CAMPUS
Autor(es): MARTINS, Geferson Moisés Souza
Palavras-chave: Educação Fisíca;
Produção Acadêmica;
Mapeamento;
TCC
Physical Education;
Academic Production;
Mapping;
TCC
Data do documento: 22-Jan-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo analisa a produção acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Pinheiro-MA, da Universidade Federal do Maranhão. As instituições de ensino superior desempenham um papel estratégico no desenvolvimento das regiões onde estão inseridas, promovendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A produção acadêmica reflete as demandas regionais, conectando o conhecimento teórico às práticas sociais e profissionais, enquanto fortalece a interação entre a universidade e a comunidade.. Objetivo: catalogar e analisar a produção acadêmica tendo em vista que que o estudo contribuirá para a reflexão sobre o impacto academico do curso e o fortalecimento de sua relação com a comunidade. Métodos: pesquisa descritiva e documental catalogou 78 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) realizados entre 2018 e 2024. Os dados foram organizados em planilhas, classificando os trabalhos por tema, ano de defesa, objetivo, amostra, objeto de estudo, grupo tematico, orientador, e vinculação a projetos de extensão.Resultados: Os resultados mostraram uma predominância de estudos voltados para a saúde e a Educação Física escolar, com ênfase em revisões de literatura. Conclusão: O presente estudo constatou que a maior parte das monografias está concentrada em revisões de literatura e estudos transversais, com foco predominante em adultos e temáticas relacionadas à saúde e ao treinamento físico, variação significativa no número das produções anuais, percentual reduzido de trabalhos foi vinculado a ensino, pesquisa e extensão.
Descrição: This study analyzes the academic production of the Bachelor's degree in Physical Education at the Pinheiro-MA Campus of the Federal University of Maranhão. Higher education institutions play a strategic role in the development of the regions they are located in, promoting the integration of teaching, research, and extension. Academic production reflects regional demands, connecting theoretical knowledge with social and professional practices, while strengthening the interaction between the university and the community. Objective: to catalog and analyze academic production, as the study will contribute to reflecting on the academic impact of the course and the strengthening of its relationship with the community. Methods: descriptive and documentary research cataloged 78 Theses (TCCs) completed between 2018 and 2024. The data were organized in spreadsheets, classifying the works by theme, defense year, objective, sample, study subject, thematic group, advisor, and involvement with extension projects. Results: The results showed a predominance of studies focused on health and school physical education, with an emphasis on literature reviews. Conclusion: The present study found that most theses are concentrated on literature reviews and cross-sectional studies, predominantly focused on adults and topics related to health and physical training, with a significant variation in the number of annual productions, and a reduced percentage of works linked to teaching, research, and extension.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8878
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEFERSON MOISÉS SOUZA MARTINS.pdfTCC de Graduação975,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.