Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8879
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Título(s) alternativo(s): THE CONTRIBUTIONS OF PHYSICAL EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FOR CHILD DEVELOPMENT
Autor(es): SOARES, Girlayne Sa
Palavras-chave: Contribuições;
Desenvolvimento infantil;
Educação Física;
Educação Infantil
Contributions;
Child development;
Physical education;
Early Childhood Education
Data do documento: 22-Jan-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo investiga as contribuições da Educação Física no desenvolvimento integral de crianças na educação infantil, abordando os aspectos motores, cognitivos e sociais. O objetivo principal foi compreender os impactos positivos dessas atividades no desenvolvimento infantil, considerando a formação motora, a estimulação cognitiva e a construção de competências socioemocionais. Motivada pela subvalorização da Educação Física nessa fase escolar, a pesquisa utilizou uma revisão integrativa abrangendo artigos publicados entre 2019 e 2024 em bases como SciELO, Redalyc e CAPES Periódicos. Do total de 117 artigos analisados, foram selecionados um total de 12 artigos que se encaixaram nas critérios inclusivos e exclusivos da pesquisa. Os resultados indicaram que a prática de atividades físicas planejadas contribui significativamente para a aquisição de habilidades motoras básicas, como coordenação, equilíbrio e força, essenciais para o desenvolvimento físico das crianças. Além disso, os estudos destacam que a Educação Física estimula funções cognitivas, como atenção, memória e resolução de problemas, fortalecendo as conexões neurais e a aprendizagem escolar. No âmbito social, as atividades colaborativas promovem habilidades como empatia, cooperação e trabalho em equipe, fundamentais para a interação social e emocional. Conclui-se que a Educação Física é uma ferramenta pedagógica essencial, que contribui para o desenvolvimento integral das crianças e deve ser mais valorizada no currículo escolar. Estudos futuros podem explorar o impacto longitudinal dessas práticas, reforçando sua relevância e eficácia em contextos educacionais.
Descrição: This study investigates the contributions of Physical Education in the integral development of children in early childhood education, addressing motor, cognitive and social aspects. The main objective was to understand the positive impacts of these activities on child development, considering motor training, cognitive stimulation and the construction of socio-emotional skills. Motivated by the undervaluation of Physical Education in this school phase, the research used an integrative review covering articles published between 2019 and 2024 in databases such as SciELO, Redalyc and CAPES Periódicos. Of the total of 117 articles analyzed, a total of 12 articles that fit the research criteria were selected. The results indicated that the practice of planned physical activities contributes significantly to the acquisition of basic motor skills, such as coordination, balance and strength, which are essential for the physical development of children. In addition, studies highlight that Physical Education stimulates cognitive functions, such as attention, memory, and problem-solving, strengthening neural connections and school learning. In the social sphere, collaborative activities promote skills such as empathy, cooperation, and teamwork, which are fundamental for social and emotional interaction. It is concluded that Physical Education is an essential pedagogical tool, which contributes to the integral development of children and should be more valued in the school curriculum. Future studies can explore the longitudinal impact of these practices, reinforcing their relevance and effectiveness in educational contexts.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8879
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIRLYANE SA SOARES.pdfTCC de Graduação323,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.