Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8882
Título: | MÚSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Título(s) alternativo(s): | MUSIC IN SCIENCE TEACHING: A PEDAGOGICAL STRATEGY FOR MEANINGFUL LEARNING |
Autor(es): | SANTOS, Ângela Rodrigues |
Palavras-chave: | Ciências; Composição; Paródias; Química; Metodologias alternativas Sciences; Composition; Parodies; Chemistry; Alternative methodologies |
Data do documento: | 24-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Nos dias atuais o processo de ensino e aprendizagem sofre para conseguir extrair o máximo de interesse ou dedicação de uma sala de aula. Alunos dispersos, desinteressados e com falta de motivação é o cenário mais comum nas escolas, mais sério quando se trata da área de conhecimento das Ciências da Natureza como a Química. Nesse contexto surgem as metodologias alternativas com o foco em reinventar as formas de abordagem com os alunos sobre os conteúdos curriculares, essas formas diferenciadas de trabalhar no processo de ensino e aprendizagem são o melhor caminho para reverter essa situação de descaso com a educação. O presente trabalho tem como objetivo investigar por meio de uma pesquisa bibliográfica como a utilização da música e a criação de paródias podem impactar positivamente no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia desta pesquisa parte do pressuposto de que a música pode auxiliar os alunos a absorver o conteúdo de maneira mais leve e descontraída. Deste modo, foram selecionados e analisados vinte (20) trabalhos dos periódicos, Google Acadêmico e SciELO (Scientific Electronic Library Online), por serem base de dados confiáveis, onde a seleção dos trabalhos se deu a partir da busca e identificação das palavras chaves: "música na educação", "paródias educativas", "ensino de química" e "aprendizagem significativa". Os resultados indicam que a inclusão de paródias nas aulas pode enriquecer o conteúdo, aumentar o engajamento e a participação dos alunos, promovendo um ensino dinâmico e interativo. Conclui-se que o uso criativo da paródia se mostrou como uma excelente ferramenta para despertar o interesse dos estudantes pela Ciência/Química, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e participativos. |
Descrição: | Nowadays, the teaching and learning process struggles to extract maximum interest or dedication from a classroom. Students who are distracted, uninterested and lacking motivation are the most common scenario in schools, and this is even more serious when it comes to natural science subjects such as chemistry. In this context, alternative methodologies emerge with a focus on reinventing the ways of approaching students about curricular content. These different ways of working in the teaching and learning process are the best way to reverse this situation of neglect in education. This work aims to investigate, through bibliographic research, how the use of music and the creation of parodies can positively impact the teaching and learning process. The methodology of this research is based on the assumption that music can help students absorb content in a lighter and more relaxed way. Thus, twenty (20) papers from the journals, Google Scholar and SciELO (Scientific Electronic Library Online) were selected and analyzed, where the selection of the papers was based on the search and identification of the key words: "music in education", "educational parodies", "chemistry teaching" and "meaningful learning". The results indicate that the inclusion of parodies in classes can enrich the content, increase student engagement and participation, promoting dynamic and interactive teaching. We conclude that the creative use of parody is an excellent tool to awaken students' interest in Science/Chemistry, contributing to the formation of more critical and participatory citizens. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8882 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÂNGELA RODRIGUES SANTOS.pdf | TCC de Graduação | 589,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.