Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8883
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BARROS, Marcos Ronaldo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T11:14:38Z | - |
dc.date.available | 2025-03-19T11:14:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8883 | - |
dc.description | The present study addresses the integration of Environmental Education into the Chemistry discipline. The general objective of this study is to analyze how Environmental Education can be incorporated into Chemistry teaching to promote more meaningful and contextualized learning. The applied methodology consisted of a literature review with a qualitative and exploratory approach, along with field research conducted through an online questionnaire comprising eight multiple-choice closed-ended questions. The questionnaire was administered via the Google Forms platform and answered by students who had already completed the Chemistry course at the Federal University of Maranhão – Grajaú-MA Campus. The results provided an understanding of the integration between Environmental Education and Chemistry teaching. It was concluded that the impact was positive on students' comprehension and engagement, highlighting that Environmental Education, when applied in a planned manner and aligned with students' needs, contributes to more dynamic, critical, and relevant learning in the Chemistry discipline. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz uma temática sobre a integração entre a Educação Ambiental na disciplina da Química. O objetivo geral deste trabalho é analisar como a Educação Ambiental pode ser incorporado ao ensino de Química para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A metodologia aplicada foi uma revisão de literatura com abordagem qualitativa e exploratória, e pesquisa de campo por meio de um questionário online composto de 8 perguntas fechadas de múltiplas escolhas, aplicado pela plataforma Google Formulários, e respondido por alunos que já cursaram a o curso de Química na Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú-MA. Os resultados forneceram uma compreensão sobre a integração entre Educação Ambiental e ensino de Química. Conclui-se que o impacto foi positivo na compreensão e engajamento dos alunos, evidenciando que a Educação Ambiental, quando aplicada de maneira planejada e alinhada às necessidades dos estudantes, contribui para um aprendizado mais dinâmico, crítico e relevante na disciplina da Química. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental; | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Chemistry Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education; | pt_BR |
dc.subject | Sustainability; | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary Learning | pt_BR |
dc.title | A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
dc.title.alternative | INTEGRATION BETWEEN ENVIRONMENTAL EDUCATION AND CHEMISTRY TEACHING | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.type | Trabalho sob sigilo. Motivo: Não informado pelo autor. Data Provável de Liberação: Não informado pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS RONALDO DA SILVA BARROS.pdf | TCC de Graduação | 632,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.