Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBARROS, Marcos Ronaldo da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-19T11:14:38Z-
dc.date.available2025-03-19T11:14:38Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8883-
dc.descriptionThe present study addresses the integration of Environmental Education into the Chemistry discipline. The general objective of this study is to analyze how Environmental Education can be incorporated into Chemistry teaching to promote more meaningful and contextualized learning. The applied methodology consisted of a literature review with a qualitative and exploratory approach, along with field research conducted through an online questionnaire comprising eight multiple-choice closed-ended questions. The questionnaire was administered via the Google Forms platform and answered by students who had already completed the Chemistry course at the Federal University of Maranhão – Grajaú-MA Campus. The results provided an understanding of the integration between Environmental Education and Chemistry teaching. It was concluded that the impact was positive on students' comprehension and engagement, highlighting that Environmental Education, when applied in a planned manner and aligned with students' needs, contributes to more dynamic, critical, and relevant learning in the Chemistry discipline.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma temática sobre a integração entre a Educação Ambiental na disciplina da Química. O objetivo geral deste trabalho é analisar como a Educação Ambiental pode ser incorporado ao ensino de Química para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A metodologia aplicada foi uma revisão de literatura com abordagem qualitativa e exploratória, e pesquisa de campo por meio de um questionário online composto de 8 perguntas fechadas de múltiplas escolhas, aplicado pela plataforma Google Formulários, e respondido por alunos que já cursaram a o curso de Química na Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú-MA. Os resultados forneceram uma compreensão sobre a integração entre Educação Ambiental e ensino de Química. Conclui-se que o impacto foi positivo na compreensão e engajamento dos alunos, evidenciando que a Educação Ambiental, quando aplicada de maneira planejada e alinhada às necessidades dos estudantes, contribui para um aprendizado mais dinâmico, crítico e relevante na disciplina da Química.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental;pt_BR
dc.subjectSustentabilidade;pt_BR
dc.subjectAprendizagem Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectChemistry Teaching;pt_BR
dc.subjectEnvironmental Education;pt_BR
dc.subjectSustainability;pt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Learningpt_BR
dc.titleA INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
dc.title.alternativeINTEGRATION BETWEEN ENVIRONMENTAL EDUCATION AND CHEMISTRY TEACHINGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeTrabalho sob sigilo. Motivo: Não informado pelo autor. Data Provável de Liberação: Não informado pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS RONALDO DA SILVA BARROS.pdfTCC de Graduação632,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.