Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MENDES, Marina Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T15:04:23Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T15:04:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8889 | - |
dc.description | This study investigates teachers' beliefs and perspectives regarding the English Language Textbook (ELT), their relationship with this resource, and the pedagogical implications of this connection. The research is justified by the need to understand how these beliefs influence lesson planning and execution, shaping methodological choices, didactic approaches, and the use of instructional materials in the classroom. The analysis of these conceptions allows for an assessment of their impact on the teaching-learning process, from content selection to the strategies employed in developing students' language skills, reflecting on motivation, engagement, and academic performance. The choice of the research object was motivated by the observation of pedagogical practices during internships and teaching experiences in English language instruction. Thus, the study seeks to address the following guiding question: How do teachers' beliefs regarding the use of the ELT impact the teaching process, from content selection to the strategies applied to develop students' linguistic skills? To answer this inquiry, the study aims to analyze the beliefs and perspectives of teachers from a federal public school and a state public school, covering both primary and secondary education levels. The research embraces an interpretivist method within the field of Applied Linguistics, employing a case study as its methodological procedure. It is grounded in studies on textbooks (Silva, 1996; Choppin, 2004; Horikawa & Jardilino, 2010, among others) and on beliefs and perspectives in language teaching (Barcelos, 2006; Pajares, 1992; André, 1998, among others). Data collection included semi-structured interviews. The results indicate that teachers' beliefs play a prominent role in how the ELT is used in the classroom. Although it is considered a structuring resource, it has at times proven insufficient to fully meet pedagogical demands. It was observed that, in various contexts, the textbook is minimally or even not used at all, being adapted or replaced instead. The study concludes that these beliefs are directly associated with the educational context and teaching circumstances, potentially enhancing or limiting the use of the ELT, thereby significantly impacting the teaching-learning process of the English language in the analyzed schools. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga as crenças e perspectivas de professores sobre o livro didático de Língua Inglesa (LDI), sua relação com esse recurso e as implicações pedagógicas desse vínculo. Justifica-se pela necessidade de compreender como essas crenças influenciam o planejamento e a condução das aulas, determinando escolhas metodológicas, abordagens didáticas e o uso do material em sala. A análise dessas concepções permite avaliar seus impactos no ensino-aprendizagem, desde a seleção de conteúdos até as estratégias empregadas no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos, refletindo na motivação, no engajamento e no desempenho discente. A escolha do objeto de estudo foi motivada pela observação das práticas pedagógicas durante estágios e regências no ensino de Língua Inglesa. Assim, a pesquisa busca redarguir à seguinte questão norteadora: de que forma as crenças dos docentes sobre a utilização do LDI impactam o processo de ensino, desde a seleção de conteúdos até as estratégias aplicadas para desenvolver as habilidades linguísticas dos alunos? Para responder a essa indagação, o estudo tem como objetivo analisar as crenças e perspectivas de professores de uma escola pública federal e de uma estadual, abrangendo os níveis Fundamental e Médio. A pesquisa adota uma abordagem interpretativista no campo da Linguística Aplicada, utilizando o estudo de caso como procedimento metodológico. Fundamenta-se nos estudos sobre o livro didático (Silva, 1996; Choppin, 2004; Horikawa & Jardilino, 2010, entre outros) e sobre crenças e perspectivas no ensino de línguas (Barcelos, 2006; Pajares, 1992; André, 1998, entre outros). A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as crenças dos professores desempenham um papel proeminente na forma como o LDI é utilizado em sala de aula. Embora seja considerado um recurso estruturante, revelou-se, em alguns momentos, insuficiente para atender plenamente às demandas pedagógicas. Observou-se que, em diversos contextos, o livro didático é pouco ou até mesmo não utilizado, sendo adaptado ou substituído. Conclui-se que essas crenças estão diretamente associadas ao contexto educacional e às circunstâncias de ensino, podendo tanto potencializar quanto limitar o uso do LDI, impactando significativamente o ensino-aprendizagem da língua inglesa nas escolas analisadas. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático de Inglês; | pt_BR |
dc.subject | Crenças; | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | English Language Textbook; | pt_BR |
dc.subject | Beliefs; | pt_BR |
dc.subject | Applied Linguistics | pt_BR |
dc.title | O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DOCENTE: ANÁLISE DE CRENÇAS NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO | pt_BR |
dc.title.alternative | THE ENGLISH LANGUAGE TEXTBOOK FROM THE TEACHER’S PERSPECTIVE: ANALYSIS OF BELIEFS IN ELEMENTARY AND SECONDARY EDUCATION | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Letras Português-Inglês/CCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARINA CARVALHO MENDES.pdf | TCC de Graduação | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.