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dc.contributor.authorSOUSA, Maria Vitoria Araújo-
dc.date.accessioned2025-03-21T11:04:52Z-
dc.date.accessioned2025-03-21T11:05:56Z-
dc.date.available2025-03-21T11:04:52Z-
dc.date.available2025-03-21T11:05:56Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8890-
dc.descriptionABSTRACT Asphalt paving is susceptible to deformities that compromise its useful life, requiring constant restoration. Generally, this restoration is carried out by milling old asphalt and applying a new layer. Given these factors, a sustainable alternative is the recycling of fresh material, popularly known as RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), which reduces the need for new materials and reuse of deteriorated pavements. To reinvigorate the aging RAP binder, Recycling Agents (RA) are used. However, there is a lack of standardization in its application, particularly with the variety of ARs and the degree of aging of the binder, which makes it difficult to define the moment of addition. This study aimed to analyze asphalt mixtures containing 25% RAP and different types of ARs (ADCAP WM and residual engine oil) at different stages of production: together with fresh, aggregate and binder. The results showed that ADCAP WM, and residual engine oil, are viable options in recycled mixtures, emphasizing mixtures modified with residual engine oil as a better option, due to their general performance, showing good performance regardless of the time of addition.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A pavimentação asfáltica esta suscetível a deformidades que comprometem sua vida útil, necessitando de restauração constante. Geralmente, essa restauração é realizada por meio da fresagem do asfalto antigo e aplicação de uma nova camada. Diante desses fatores, uma alternativa sustentável é a reciclagem do material fresado, conhecido popularmente como RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), que reduz a necessidade de novos materiais e reutiliza pavimentos deteriorados. Para revigorar o ligante envelhecido do RAP, são utilizados Agentes de Reciclagem (AR). No entanto, há uma falta de padronização em sua aplicação, juntamente com a variedade de ARs e o grau de envelhecimento do ligante, o que dificulta a definição do momento de adição. Este estudo teve como objetivo analisar misturas asfálticas contendo 25% de RAP e diferentes tipos de ARs (ADCAP WM e óleo residual de motor) em diferentes etapas da produção: junto ao fresado, ao agregado e ao ligante. Os resultados mostraram que o ADCAP WM, e o óleo residual de motor, são opções viáveis em misturas recicladas, enfatizando as misturas modificadas com óleo residual de motor como uma melhor opção, pelo seu desempenho geral, evidenciando a boa performance independentemente do momento de adição.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectRAP;pt_BR
dc.subjectagente de reciclagem;pt_BR
dc.subjectmomento de adição.pt_BR
dc.subjectRAP;pt_BR
dc.subjectrecycling agent;pt_BR
dc.subjectaddition moment.pt_BR
dc.titleInfluência do momento de adição do agente rejuvenescedor em misturas recicladaspt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the moment of addition of the rejuvenating agent in recycled mixturespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas
TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas

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