Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8899
Título: OS INFLUENCIADORES INTERNOS NAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE VÍDEOS NO TIKTOK NAS EMPRESAS CIMED, NESTLÉ E GRANADO
Título(s) alternativo(s): OS INFLUENCIADORES INTERNOS NAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE VÍDEOS NO TIKTOK NAS EMPRESAS CIMED, NESTLÉ E GRANADO
Autor(es): BARROS, Biane Bastos
Palavras-chave: comunicação corporativa;
influenciadores internos;
TikTok;
cultura organizacional
corporate communication;
internal influencers;
TikTok;
organizational culture
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho busca analisar as estratégias de comunicação corporativa das empresas Granado, Cimed e Nestlé ao utilizar suas colaboradoras Gabriela Gatti, Marina Beginsk e Lau Akemi como influenciadoras internos no Tik Tok, já que essa plataforma oferece um amplo alcance e engajamento dos consumidores de maneira mais direta e autêntica, especialmente entre os jovens da geração Z. O objetivo é compreender como essas influenciadoras utilizam o TikTok para representar a rotina de trabalho e a cultura organizacional das suas respectivas empresas, assim como fortalecem a imagem da marca junto ao público interno, fomentando a admiração corporativa e o consumo por parte da audiência. Este estudo utiliza uma abordagem exploratória de análise de conteúdo (Campos, 2004) ao explorar os perfis Gabriela Gatti, Marina Beginsk e Lau Akemi e as estratégias de comunicação corporativa. Além disso, explora a cultura organizacional e como as colaboradoras como influenciadoras internas impactam a percepção da marca entre sua audiência.
Descrição: This study aims to analyze the corporate communication strategies of the companies Granado, Cimed and Nestlé when using their employees Gabriela Gatti, Marina Beginsk and Lau Akemi as internal influencers on Tik Tok, since this platform offers a broad reach and engagement with consumers in a more direct and authentic way, especially among young people from Generation Z. The objective is to understand how these influencers use Tik Tok to represent the work routine and organizational culture of their respective companies, as well as strengthen the brand image among the internal public, fostering corporate admiration and consumption by the audience. This study uses an exploratory content analysis approach (Campos, 2004) to explore the profiles of Gabriela Gatti, Marina Beginsk and Lau Akemi and their corporate communication strategies. In addition, it explores the organizational culture and how employees as internal influencers impact the perception of the brand among their audience.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8899
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Relações Públicas do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANE BASTOS BARROS.pdfTCC de Graduação7,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.