Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8921
Título: Construindo diálogos entre a teoria e a prática: a viabilidade da produção oral em inglês nos anos finais do ensino fundamental na escola pública
Título(s) alternativo(s): Building dialogues between theory and practice: the viability of oral production in English in the final years of elementary school in public schools
Autor(es): MONTEIRO, Anderson Felipe da Silva
Palavras-chave: ensino de inglês;
produção oral;
BNCC;
formação docente;
educação pública;
english teaching;
oral production;
BNCC;
teacher training;
public education.
Data do documento: 20-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este estudo investiga a viabilidade da produção oral em inglês nos anos finais do ensino fundamental na escola pública, analisando os desafios enfrentados por docentes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se em entrevistas semiestruturadas com professores do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN-UFMA). Os resultados indicam que, embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaque os inúmeros papeis da oralidade, dificuldades como a falta de formação docente específica, escassez de materiais didáticos apropriados e barreiras psicológicas dos alunos limitam sua implementação efetiva. A pesquisa indica a necessidade de políticas educacionais que incentivem formação continuada e abordagens pedagógicas interativas. Conclui-se que a oralidade é um componente essencial da aprendizagem de inglês e requer estratégias adaptativas para sua efetiva aplicação no contexto da educação pública brasileira.__ABSTRACT: This study investigates the feasibility of oral production in English in the final years of elementary education in public schools, analyzing the challenges faced by teachers. The research, with a qualitative approach, is based on semi-structured interviews with teachers from the University College of the Federal University of Maranhão (COLUN-UFMA). The results indicate that, although the National Common Curricular Base (BNCC) highlights the multiple roles of the oral skills, difficulties such as the lack of specific teacher training, scarcity of appropriate teaching materials, and students' psychological barriers limit its effective implementation. The study indicates the need for educational policies that encourage continuous teacher training and interactive pedagogical approaches. It is concluded that oral skills are an essential component of English learning and require adaptive strategies for their effective application in the context of Brazilian public education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8921
Aparece nas coleções:TCC de Letras Português-Inglês/CCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON_FELIPE_DA_SILVA_MONTEIRO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso599,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.