Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8922
Título: Educação bancária versus educação problematizadora em Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): Banking education versus problem-solving education in Paulo Freire
Autor(es): MELO, João Paulo Cunha de
Palavras-chave: Paulo Freire;
Educação bancária;
Educação libertadora
Paulo Freire;
Banking education;
Liberating education
Data do documento: 10-Mar-2025
Editor: UFMA
Resumo: Analisando a perspectiva teórica de Paulo Freire no contexto da educação libertadora, este artigo apresenta o patrono da educação brasileira e sua relação com a educação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, analisa o conceito de educação bancária e educação problematizadora na obra “Pedagogia do oprimido” (1987). Consequentemente, compreende a concepção de educação libertadora na obra “Educação como prática da liberdade” (1967), considerando a interpretação de leituras contemporâneas do doutor em ciências da educação e diretor do instituto Paulo Freire em São Paulo, Moacir Gadotti, bem como a pesquisa de artigos científicos relacionados a temática. Em conclusão, enfatizamos que não se pode continuar Paulo Freire sem reinventá-lo. Logo, uma educação libertadora é um movimento de reinvenção e de luta.
Descrição: Analyzing Paulo Freire's theoretical perspective in the context of liberating education, this article presents the patron of Brazilian education and his relationship with education. Through bibliographical research with a qualitative approach, it analyzes the concept of “banking” education and problematizing education in the work “pedagogy of the oppressed” (1987). Consequently, it understands the conception of liberating education in the work “Education as a practice of freedom” (1967), considering the interpretation of contemporary readings by the doctor in education sciences and director of the Paulo Freire institute in São Paulo, Moacir Gadotti, as well as the research of scientific articles related to the topic. In conclusion, he emphasizes that one cannot continue Paulo Freire without reinventing him. Therefore, a liberating education is a movement of reinvention and struggle.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8922
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO PAULO CUNHA DE MELO.pdfTCC de Graduação782,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.