Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8924
Título: | Um olhar a dimensão espacial através das lentes fotográficas: desafios pedagógicos para a geografia no ensino básico |
Título(s) alternativo(s): | A look at the spatial dimension through photographic lenses: pedagogical challenges for geography in primary education |
Autor(es): | OLIVEIRA, Francisca Neurilene Carvalho |
Palavras-chave: | fotografia; recurso didático; geografia; ensino; alunos; photography; didactic resource; geography; teaching; students. |
Data do documento: | 21-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A utilização da fotografia como recurso didático nas aulas de Geografia é fundamental para enriquecer a compreensão do espaço geográfico. As imagens permitem que os alunos desenvolvam uma percepção visual mais aguçada, conectando teorias as dinâmicas cotidianas. O objetivo deste estudo é mostrar como a fotografia facilita a compreensão de paisagens e fenômenos geográficos, promovendo um aprendizado ativo e significativo. A metodologia baseia-se em pesquisa de campo com abordagem quantitativa e qualitativa envolvendo a aplicação de questionário a alunos e professores sobre o uso de fotografia como recurso didático no ensino de geografia. Os resultados confirmam que a fotografia é um recurso que auxilia na compreensão de conceitos e torna as aulas mais atrativas. No entanto sua utilização ainda é limitada pela falta de capacitação docente e escassez de recursos tecnológicos nas escolas. É essencial investir na formação dos professores e ampliar o acesso as tecnologias para que a fotografia seja integrada ao ensino de Geografia.___ABSTRACT: The use of photography as a didactic resource in Geography classes is fundamental to enrich the understanding of geographic space. The images allow students to develop a sharper visual perception, connecting theories to everyday dynamics. The objective of this study is to show how photography facilitates the understanding of landscapes and geographical phenomena, promoting active and meaningful learning. The methodology is based on field research with a quantitative and qualitative approach involving the application of a questionnaire to students and teachers about the use of photography as a didactic resource in the teaching of geography. The results confirm that photography is a resource that helps in the understanding of concepts and makes classes more attractive. However, its use is still limited by the lack of teacher training and scarcity of technological resources in schools. It is essential to invest in teacher training and expand access to technologies so that photography is integrated into the teaching of Geography. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8924 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA_NEURILENE_CARVALHO_OLIVEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 962,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.