Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8942
Título: | VOZES SILENCIADAS E IMAGENS REVELADAS: Uma análise das produções artísticas de mulheres negras no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | SILENCED VOICES AND REVEALED IMAGES: An analysis of the artistic productions of black women at the Cultural Center of the Public Prosecutor's Office of Maranhão |
Autor(es): | BEZERRA, Elizabeth Silva |
Palavras-chave: | Cultura afrodescendente; Mulher negra; Arte negra maranhense; Análise de imagem Afro-descendant culture; Black woman; Black art from Maranhão; Image analysis |
Data do documento: | 28-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A monografia propõe uma análise sobre a presença e a relevância das produções artísticas de mulheres negras no contexto sociocultural maranhense. O estudo tem como foco a análise das obras das artistas Ângela Ferreira, Guaracy Soares e Vitória Rodrigues, que fizeram parte de exposições realizadas no Centro Cultural do Ministério Público (CCMP) durante o Mês da Consciência Negra, no período de 2020 a 2022. Temos como objetivo compreender como as artistas exploram temáticas acerca das identidades e discursos sobre a negritude. O problema de pesquisa reside na invisibilização histórica das narrativas negras na construção da memória cultural local, o que levanta a necessidade de analisar de que forma essas produções artísticas desafiam discursos hegemônicos e promovem novos olhares sobre a identidade afro-brasileira. A metodologia empregada baseia-se na análise imagética proposta por André Mendes (2019), em sua obra “Metodologia para Análise em Imagens Fixas”, utilizando a análise de caráter objetivo, na identificação de elementos visuais evidentes, e de natureza subjetiva, que envolve a interpretação dessas observações a partir do contexto sociocultural das obras selecionadas. Os resultados apontam que as produções artísticas analisadas não apenas retratam questões como ancestralidade, memória e resistência negras, mas também funcionam como instrumentos de denúncia e ressignificação de discursos que, por séculos, marginalizaram a contribuição da população negra, em particular, das mulheres negras. Conclui-se que a arte afro-brasileira, ao ocupar espaços institucionais como o CCMP, dá um passo significativo na construção de narrativas mais plurais e inclusivas sobre a cultura maranhense, reafirmando a importância dessas vozes no cenário artístico e social contemporâneo. |
Descrição: | The monograph proposes an analysis of the presence and relevance of artistic productions by black women in the sociocultural context of Maranhão. The study focuses on the analysis of the works of artists Ângela Ferreira, Guaracy Soares, and Vitória Rodrigues, that were part of exhibitions held at the Cultural Center of the Public Prosecutor's Office (CCMP) during Black Consciousness Month, from 2020 to 2022. Our objective is to understand how these artists explore themes about identities and discourses on blackness. The research problem lies in the historical invisibility of black narratives in the construction of local cultural memory, which raises the need to analyze how these artistic productions challenge hegemonic discourses and promote new perspectives on Afro-Brazilian identity. The methodology used is based on the image analysis proposed by André Mendes (2019), in his work “Methodology for Analysis of Fixed Images”, using objective analysis, in the identification of evident visual elements, and subjective analysis, which involves the interpretation of these observations based on the sociocultural context of the selected works. The results indicate that the artistic productions analyzed not only portray issues such as black ancestry, memory and resistance, but also function as instruments of denunciation and resignification of discourses that, for centuries, marginalized the contribution of the black population, in particular, black women. It is concluded that Afro-Brazilian art, by occupying institutional spaces such as the CCMP, takes a significant step in the construction of more plural and inclusive narratives about Maranhão culture, reaffirming the importance of these voices in the contemporary artistic and social scene. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8942 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIZABETH SILVA BEZERRA.pdf | TCC de Graduação | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.