Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8944
Título: MEU NOME É GAL: Uma análise cultural sobre a trajetória de Gal Costa representada em jornais
Título(s) alternativo(s): MY NAME IS GAL: A cultural analysis of Gal Costa's trajectory represented in newspapers
Autor(es): SILVA, João Felipe Vieira Bandeira de Melo
Palavras-chave: Gal Costa;
Representação;
Mediações;
Música Popular Brasileira
Gal Costa;
Representation;
Mediations;
Brazilian Popular Music
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho analisa o processo de construção de identidades e de representações da cantora Gal Costa em jornais brasileiros. A análise cultural proposta baseia-se em algumas categorias que foram apropriadas do Mapa das Mediações, desenvolvido por Martín-Barbero (2008) e também em outros autores vinculados aos estudos culturais, como Stuart Hall (2016). O objetivo do trabalho é compreender como foram construídas identidades da cantora Gal Costa pelas representações dos jornais brasileiros em diferentes momentos históricos. Para isso foi realizada uma coleta de dados disponibilizados nos acervos digitais dos jornais O Globo, Folha de São Paulo e O Pasquim, que configuram o corpus analítico da pesquisa documental acionada como técnica metodológica. Entre os resultados da pesquisa, destacam-se a predominância de matérias jornalísticas que destacam o figurino, o visual camaleônico da artista, as novas propostas de técnica de canto, o seu comportamento dentro do espaço cênico e o uso da seminudez em suas performances artísticas.
Descrição: This work analyzes the process of constructing identities and representations of singer Gal Costa in Brazilian newspapers. The proposed cultural analysis is based on some categories that were appropriated from the Map of Mediations, developed by Martín-Barbero (2008) and also on other authors linked to cultural studies, such as Stuart Hall (2016). The objective of the work is to understand how identities of the singer Gal Costa were constructed through the representations of Brazilian newspapers at different historical moments. To this end, data was collected from the digital collections of the newspapers O Globo, Folha de São Paulo and O Pasquim, which constitute the analytical corpus of documentary research used as a methodological technique. Among the research results, the predominance of journalistic articles that highlight the artist's costume, the chameleonic look, the new proposals for singing techniques, her behavior within the scenic space and the use of semi-nudity in her artistic performances stand out.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8944
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO FELIPE VIEIRA BANDEIRA DE MELO SILVA.pdfTCC de Graduação7,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.