Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRAMOS, Maria Eduarda Neves-
dc.date.accessioned2025-03-28T15:16:40Z-
dc.date.available2025-03-28T15:16:40Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8946-
dc.descriptionThis work aims to understand the aesthetic construction of the digital audiovisual product, the web series Manu & Duda, using concepts and notions developed and applied in classical audiovisual media, which in this case includes both cinema and television, as well as in digital audiovisual media, which has been growing with the emergence and popularity of online video platforms. The web series Manu & Duda follows the relationship and daily life of the mother and daughter characters who give their names to the project. It consists of five episodes, each up to eight minutes long, produced entirely in a homemade manner by the protagonists and creators of the web series. The project was conceived for the discipline Estética do Vídeo – a course component of the Radio and TV program at UFMA – offered in the 2020.2 academic semester, which was conducted remotely due to the COVID-19 pandemic. To analyze the aesthetics of the web series, authors such as Jacques Aumont (2012), Francesco Casetti and Federico Di Chio (1991), Arlindo Machado (2000) are used, providing the necessary foundation to highlight the main aesthetic aspects of cinematographic and television languages; Philippe Dubois (2004), who discusses the existence of a unique video aesthetic; Jay David Bolter and Richard Grusin (2000), introducing the concept of remediation as a starting point for thinking about the relationship between different media; Jean Burgess and Joshua Green (2009), who discuss the rise of YouTube as a video-sharing platform; and Daniela Zanetti (2013), whose work on new audiovisual narratives allowed a deeper exploration of the web series format. In addition to analyzing the aesthetics of Manu & Duda, this work presents the production and distribution process of the project, with the aim of understanding the logistics of creating content for the web and the dynamics of the audiovisual market in the digital space.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo entender a construção estética do produto audiovisual digital, a websérie Manu & Duda, utilizando conceitos e noções desenvolvidas e aplicadas no audiovisual clássico, que neste caso engloba tanto o cinema quanto a televisão, e no audiovisual digital, que vem crescendo a partir do surgimento e popularidade de plataformas de vídeo online. A websérie Manu & Duda acompanha a relação e o cotidiano de mãe e filha das personagens as quais dão o nome ao projeto. São cinco episódios de até oito minutos que foram produzidos inteiramente de forma caseira pelas protagonistas e criadoras da websérie. O projeto foi idealizado para a disciplina de Estética do Vídeo – componente curricular do curso de Rádio e TV da UFMA – ofertada no semestre letivo 2020.2, que aconteceu de forma remota devido a pandemia da COVID-19. Para analisar a estética da websérie são utilizados autores como Jacques Aumont (2012), Francesco Casetti e Federico Di Chio (1991), Arlindo Machado (2000), conferindo o embasamento necessário para destacar os principais aspectos estéticos das linguagens cinematográfica e televisiva; Philippe Dubois (2004), que coloca em perspectiva a existência de uma estética própria do vídeo; Jay David Bolter e Richard Grusin (2000), trazendo o conceito de remediação como ponto de partida para pensar na relação entre as diferentes mídias; Jean Burgess e Joshua Green (2009), que discorrem acerca da ascensão do YouTube como uma plataforma de compartilhamento de vídeos; e, Daniela Zanetti (2013), cujo trabalho acerca das novas narrativas do audiovisual permitiu o aprofundamento no formato websérie. Além de analisar a estética de Manu & Duda, o trabalho apresenta o processo de produção e distribuição do projeto, com o objetivo de entender a logística de execução de conteúdos para a Web e também as dinâmicas do mercado audiovisual no meio digital.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEstética;pt_BR
dc.subjectAudiovisual;pt_BR
dc.subjectVídeo;pt_BR
dc.subjectWebsérie.pt_BR
dc.subjectAesthetic;pt_BR
dc.subjectAudiovisual;pt_BR
dc.subjectVideo;pt_BR
dc.subjectWeb Seriespt_BR
dc.titleWEBSÉRIE MANU & DUDA: entre a linguagem do audiovisual clássico e a estética do vídeo digitalpt_BR
dc.title.alternativeMANU & DUDA WEBSERIES: Between the language of classic audiovisual and the aesthetics of digital videopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDUARDA NEVES RAMOS.pdfTCC de Graduação19,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.