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http://hdl.handle.net/123456789/8954Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | PEREIRA, Vinicius Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-31T11:35:16Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-31T11:35:16Z | - |
| dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8954 | - |
| dc.description | Industrial operations generally require moving loads, tying materials or lifting equipment. The port industry is no different. It is essential to use lifting equipment that can be operated from the ground, given the large loads transported by vessels. Many devices are required for the progress of various activities on a dock. One example of an essential material for moving loads is link chains. This type of chain is a type of product used for various purposes, capable of withstanding high loads, and is therefore widely used in industrial processes, such as lifting and transporting heavy loads. One of its purposes is to support various maritime fenders, which in turn have the function of preventing collisions during docking. The impact applied in the contact between the fender and the vessel under certain conditions causes traction on the chain, which can cause misalignment of the maritime fenders. Thus, the methodology of this work involves a study of aspects related to the docking of vessels in ports, aiming at the analysis of the conditions generated in the system's link chains when subjected to various loads. The data will be produced and evaluated using computer modeling systems considering factors such as material resistance, force absorption capacity, operational efficiency and component sizing. | pt_BR |
| dc.description.abstract | As operações industriais geralmente demandam a movimentação de cargas, unir materiais ou erguer equipamentos. Na indústria portuária não é diferente. É fundamental a aplicação de meios de elevação com atividade a partir do solo, tendo em vista as grandes cargas transportadas pelas embarcações. Muitos são os aparatos necessários para a progressão das várias atividades dentro de um cais, um exemplo de material essencial para a movimentação de cargas são as correntes de elos. Essa corrente representa um tipo de produto utilizado para diversos fins, capaz de suportar elevadas cargas, e por isso, muito utilizado em processos industriais, como etapas de içamento e transporte de cargas pesadas. Uma de suas finalidades é a sustentação de diversos defensores marítimos, que por sua vez, têm a função de impedir o choque em atracagens. O impacto aplicado no contato entre defensa e a embarcação em certas condições provoca tração na corrente, o que pode gerar desalinhamento dos defensores marítimos. Dessa forma, a metodologia deste trabalho envolve um estudo dos aspectos relacionados à atracagem das embarcações em portos, visando a análise das condições geradas nas correntes de elos do sistema quando submetidas a diversas cargas. A realização e avaliação dos dados será produzida a partir de sistemas de modelagem computacional considerando fatores como a resistência dos materiais, capacidade de absorção de forças, a eficiência operacional e dimensionamento dos componentes. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | Correntes de elos; | pt_BR |
| dc.subject | Atracação; | pt_BR |
| dc.subject | Modelagem Computacional | pt_BR |
| dc.subject | Link chains; | pt_BR |
| dc.subject | Berthing; | pt_BR |
| dc.subject | Computational Modeling | pt_BR |
| dc.title | ANÁLISE ESTRUTURAL DE CORRENTES DE ELOS PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS | pt_BR |
| dc.title.alternative | STRUCTURAL ANALYSIS OF LINK CHAINS BY THE FINITE ELEMENT METHOD | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Mecânica do Campus Bacanga | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VINICIUS COSTA PEREIRA.pdf | TCC de Graduação | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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