Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8955
Título: O uso do Instagram na campanha de Lahesio Bonfim para o governo do Maranhão nas eleições de 2022: Uma análise de conteúdo
Título(s) alternativo(s): The use of Instagram in Lahesio Bonfim's campaign for governor of Maranhão in the 2022 elections: A content analysis
Autor(es): FERREIRA, Marllon Kwe da Silva
Palavras-chave: Instagram;
Lahesio Bonfim;
Eleições 2022
Lahesiio Bonfim;
Instagram;
policy;
elections 2022
Data do documento: 7-Mar-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga o impacto das redes sociais, com ênfase no Instagram, no contexto das eleições para o governo do Maranhão em 2022. O estudo analisa o conteúdo publicado por Lahesio Bonfim, ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, durante sua campanha eleitoral, comparando suas postagens com os resultados das pesquisas eleitorais ao longo do período. Além disso, considera-se o cenário político mais amplo, incluindo alianças estratégicas e a influência de figuras nacionais, como Jair Bolsonaro. Os resultados evidenciam que, apesar das limitações no tempo de propaganda eleitoral tradicional, Bonfim utilizou as redes sociais de forma estratégica para ampliar sua visibilidade, reforçando o papel crescente dessas plataformas na comunicação política contemporânea.
Descrição: This Course Completion Work (TCC) investigates the impact of social networks, with an emphasis on Instagram, in the context of the elections for the government of Maranhão in 2022. The study focuses on observing the speech of Lahesio Bonfim, former mayor of São Pedro dos Crentes, and its digital strategy during the electoral campaign. Based on a mixed methodological approach, which combines qualitative and quantitative methods, the research compares the content posted by Bonfim on Instagram with the results of electoral surveys carried out throughout the year. The objective is to evaluate the relationship between engagement on social networks and performance in polls, also considering the broader political scenario, including alliances and the influence of national political figures, such as Jair Bolsonaro. The study reveals that, despite limitations in traditional media time, Bonfim was able to use social media to increase its visibility and reach a wider audience, highlighting the growing role of these platforms in contemporary political communication.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8955
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLLON KWE DA SILVA FERREIRA.pdfTCC de Graduação2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.