Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8970
Título: A literatura infantil e suas contribuições na abordagem de questões da sexualidade com crianças pequenas
Título(s) alternativo(s): Children's literature and its contributions to addressing issues of sexuality with young children
Autor(es): FREIRE, Carmem Mariana Soares
Palavras-chave: literatura infantil;
sexualidade;
educação infantil;
children's literature;
sexuality;
early childhood education.
Data do documento: 10-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A sexualidade se encontra nos relacionamentos humanos e está presente nas interações e conexões uns com os outros. Em relação às crianças, entende-se que educação sexual é uma das formas mais eficazes de prevenir e enfrentar o abuso sexual contra crianças e adolescentes e uma das formas de abordagem do assunto, seria por meio da literatura infantil. Assim, a presente pesquisa, fruto de um trabalho desenvolvido na brinquedoteca do Fórum Jaracty, situado em São Luís – MA, tem como objetivo geral analisar as possíveis contribuições da literatura infantil como procedimento pedagógico para auxiliar professoras/es na abordagem de questões relacionadas à sexualidade com crianças pequenas. Para alcançar esse objetivo, foram selecionadas e analisadas as principais obras de literatura infantil que abordam temas como sexualidade, consentimento, respeito ao corpo e diversidade; discutiu-se o papel das/os educadoras/es como mediadoras/es na discussão sobre sexualidade, utilizando a literatura infantil como recurso didático; e buscou-se compreender como as crianças internalizam e interpretam conceitos relacionados à sexualidade, respeito ao corpo e diversidade após a leitura e discussão de obras literárias infantis. A fundamentação teórica baseou-se em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e autores como Rocha (2024), Vigotsky (1991), Agapto (2008), Abramovich (1997), Gobbi (2022) e Leite (2002), além de levantamento, seleção e análise de sete obras de literatura infantil que abordam temas relacionados à sexualidade. Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras do Fórum Jaracty, bem como observação participante durante atividades de leitura mediada de livros infantis, com registros das reações, interações e comentários espontâneos com dez crianças em um diário de campo. Os resultados indicaram que elas demonstraram avanços significativos em sua compreensão sobre temas relacionados à sexualidade após a leitura mediada e as rodas de conversa, evidenciando a importância da literatura infantil como ferramenta pedagógica para abordar questões complexas, como as relacionadas à sexualidade, de forma lúdica e acessível. Este estudo reforça a relevância da mediação docente e da seleção de obras literárias adequadas para promover discussões sobre sexualidade, respeito e diversidade na educação infantil.__ABSTRACT Sexuality is found in human relationships and is present in interactions and connections with each other. In relation to children, it is understood that sex education is one of the most effective ways of preventing and tackling sexual abuse against children and adolescents and one of the ways of approaching the subject would be through children's literature. This research, the result of work carried out in the playroom of the Jaracty Forum, located in São Luís - MA, has the general objective of analyzing the possible contributions of children's literature as a pedagogical procedure to help teachers approach issues related to sexuality with young children. In order to achieve this objective, the main works of children's literature were selected and analyzed, which address themes such as sexuality, consent, respect for the body and diversity; the role of educators as mediators in the discussion of sexuality was discussed, using children's literature as a teaching resource; and an attempt was made to understand how children internalize and interpret concepts related to sexuality, respect for the body and diversity after reading and discussing children's literary works. The theoretical basis was based on documents such as the National Common Curriculum Base (BNCC) and authors such as Rocha (2024), Vigotsky (1991), Agapto (2008), Abramovich (1997), Gobbi (2022) and Leite (2002), as well as surveying, selecting and analyzing seven works of children's literature. In the field research, semi-structured interviews were conducted with two teachers from the Jaracty Forum, as well as participant observation during mediated reading activities of children's books, with records of reactions, interactions and spontaneous comments with ten children in a field diary. The results indicated that they showed significant progress in their understanding of issues related to sexuality after the mediated reading and conversation circles, highlighting the importance of children's literature as a pedagogical tool to address complex issues, such as those related to sexuality, in a playful and accessible way. This study reinforces the importance of teacher mediation and the selection of appropriate literary works to promote discussions about sexuality, respect and diversity in early childhood education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8970
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARMEM_MARIANA_SOARES_FREIRE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.