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dc.contributor.authorROSA, Creuziane Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-01T15:42:32Z-
dc.date.available2025-04-01T15:42:32Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8971-
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa objetiva analisar as experiências espaciais entre educadoras e crianças no processo de aprendizagem na educação infantil em uma escola da rede municipal de São Luís–MA, a partir das observações e das vivências no estágio supervisionado em docência da educação infantil, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Buscamos identificar nesta pesquisa as experiências nos espaços das instituições de educação infantil, valorizando os sentidos construídos pelos sujeitos no lugar de convivência cotidiana. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, observação participante e entrevistas semiestruturadas como instrumento de pesquisa no intuito de conhecer o contexto de pesquisa e dar voz aos educadores e crianças. Para fundamentar as escolhas metodológicas, recorre-se a autores como Lopes (2023), Nono (2011), Pimenta (1995), Monteiro (2015). Para tanto, foram entrevistadas uma coordenadora, cinco professores atuantes na escola e três crianças. Como resultado, verificou-se que as experiências espaciais proporcionaram um aprendizado significativo para as crianças por meio da interação com o ambiente escolar proporcionando conhecimento de si, do mundo e dos outros pelas relações e vivências fornecidas pelo espaço e por intermédio das práticas pedagógicas.__ABSTRACT This research aims to analyze the spatial experiences between educators and children in the learning process in early childhood education in a municipal school of São Luís MA, based on observations and experiences in the supervised internship in early childhood education teaching, in the Pedagogy Course of the Federal University of Maranhão. In this research, we sought to identify the experiences in the spaces of early childhood education institutions, valuing the meanings constructed by the subjects in the place of daily life. Bibliographic research and participant observation are used in order to support methodological choices, using authors such as Lopes (2023), Nono (2011), Pimenta (1995), Monteiro (2015), in addition to field research. Thus, we conducted semi-structured interviews in order to know the research context and give voice to educators and children. To this end, a coordinator, five teachers working at the school and three children were interviewed. As a result, it was found that the spatial experiences provided significant learning for the children through the interaction with the school environment, providing knowledge of themselves, the world and others through the relationships and experiences provided by the space and through pedagogical practices.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectestágio supervisionado;pt_BR
dc.subjectexperiências espaciais;pt_BR
dc.subjecteducação enfantil;pt_BR
dc.subjectsupervised internship;pt_BR
dc.subjectspace experiments;pt_BR
dc.subjectearly childhood education.pt_BR
dc.titleExperiências espaciais de educadoras e crianças: as aprendizagens no estágio em docência numa instituição de educação infantil da rede municipal de São Luís - MApt_BR
dc.title.alternativeSpatial experiences of educators and children: learning during the teaching internship at an early childhood education institution in the municipal network of São Luís - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

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