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http://hdl.handle.net/123456789/8978
Título: | Qualidade do sono de estudantes do curso de graduação em enfermagem de Pinheiro- MA |
Título(s) alternativo(s): | Sleep quality of undergraduate nursing students in Pinheiro- MA |
Autor(es): | GUTERRES, Andressa de Souza |
Palavras-chave: | qualidade do sono; demandas acadêmicas; desempenho acadêmico; saúde mental; privação do sono. sleep quality; academic demands; academic performance; mental health; sleep deprivation. |
Data do documento: | 6-Mar-2025 |
Resumo: | RESUMO Este estudo investigou a qualidade do sono dos estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro. O objetivo foi analisar padrões de sono e os principais fatores que influenciam o descanso adequado, bem como avaliar as implicações para o desempenho acadêmico e a saúde mental dos discentes. Trata-se de um estudo analítico transversal com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação da Escala de Sonolência de Epworth e do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, em formato online, com amostra composta por 126 estudantes. Os dados foram analisados quantitativamente, permitindo identificar padrões de sono, fatores estressores e associações entre qualidade do sono e fatores sociodemográficos. Os resultados revelaram que 74,6% dos estudantes relataram qualidade de sono insatisfatória, atribuída principalmente à sobrecarga acadêmica, horários irregulares de estudo e dificuldades em conciliar atividades extracurriculares com o descanso adequado. A privação do sono afeta negativamente a memória, a concentração e o desempenho acadêmico, além de aumentar os níveis de estresse e sintomas depressivos. O estudo destaca a importância de abordar a qualidade do sono como componente essencial para o sucesso acadêmico e o bem-estar dos estudantes. Recomenda-se a implementação de estratégias institucionais, como reorganização da carga horária, promoção de higiene do sono e suporte psicológico, para mitigar os impactos negativos da privação do sono. Além disso, campanhas educativas podem conscientizar os estudantes sobre a importância de hábitos saudáveis de sono. Este estudo contribui para o aprofundamento da compreensão sobre a relação entre demandas acadêmicas e qualidade do sono, ressaltando a necessidade de políticas educacionais que promovam um ambiente acadêmico equilibrado e saudável. Investir na qualidade do sono não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também prepara os futuros profissionais de Enfermagem para enfrentar os desafios da profissão com maior resiliência emocional e equilíbrio mental. |
Descrição: | ABSTRACT This study investigated the sleep quality of Nursing students at the Federal University of Maranhão, Pinheiro Campus. The objective was to analyze sleep patterns and the main factors influencing adequate rest, as well as to assess the implications for academic performance and students' mental health. This is a cross-sectional analytical study with a quantitative approach. Data collection was carried out through the application of the Epworth Sleepiness Scale and the Pittsburgh Sleep Quality Index, in an online format, with a sample of 126 students. The data were analyzed quantitatively, allowing for the identification of sleep patterns, stress factors, and associations between sleep quality and sociodemographic factors. The results revealed that 74.6% of the students reported unsatisfactory sleep quality, mainly attributed to academic overload, irregular study schedules, and difficulties in balancing extracurricular activities with adequate rest. Sleep deprivation negatively affects memory, concentration, and academic performance, in addition to increasing stress levels and depressive symptoms. The study highlights the importance of addressing sleep quality as an essential component for academic success and student well-being. It is recommended that institutional strategies be implemented, such as rescheduling academic workloads, promoting sleep hygiene, and providing psychological support to mitigate the negative impacts of sleep deprivation. Additionally, educational campaigns can raise students' awareness of the importance of healthy sleep habits. This study contributes to a deeper understanding of the relationship between academic demands and sleep quality, emphasizing the need for educational policies that foster a balanced and healthy academic environment. Investing in sleep quality not only enhances academic performance but also prepares future Nursing professionals to face the challenges of the profession with greater emotional resilience and mental balance. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8978 |
Aparece nas coleções: | TCC do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro |
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