Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCLOVIER, Sara Karine Silva-
dc.date.accessioned2025-04-01T19:27:09Z-
dc.date.available2025-04-01T19:27:09Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8980-
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa objetivou, de forma geral, investigar o processo de alfabetização na Escola Municipal Germano Garcês, do quilombo de Juçatuba, com ênfase na abordagem de educação antirracista. O estudo aborda como se dá o processo de alfabetização das crianças da comunidade, enfatizando a necessidade de uma abordagem de cunho antirracista. A pesquisa foi conduzida por um levantamento bibliográfico e através de um questionário online, enviado via Google Forms para as professoras da escola municipal Germano Garcês, que revelaram os contrastes e as semelhanças das práticas pedagógicas e das limitações que existem, revelando a necessidade de políticas educacionais inclusivas, cursos de formação continuada que trabalhem nessa vertente, disponibilização de recursos adequados e acompanhamento do desenvolvimento pedagógico para a promoção da identidade étnico-racial entre os alunos. Este trabalho segue as perspectivas teóricas de autores como Pinheiro (2023), Furtado (2012), Basílio (2006), Mendonça, Silva e Vasconcelos (2018), Silva (2015), Miranda (2018), entre outros.___ABSTRACT: The present research aimed, in general, to investigate the literacy process at the Germano Garcês Municipal School, in the quilombo of Juçatuba, with an emphasis on the anti-racist educational approach. The study addresses how the literacy process of children in the community takes place, emphasizing the need for an anti-racist approach. The research was conducted through a bibliographic survey and through an online questionnaire, sent via Google Forms to the teachers of the Germano Garcês Municipal School, which revealed the contrasts and similarities of pedagogical practices and the limitations that exist, revealing the need for inclusive educational policies, continuing education courses that work in this area, provision of adequate resources and monitoring of pedagogical development to promote ethnic-racial identity among students. This work follows the theoretical perspectives of authors such as Pinheiro (2023), Furtado (2012), Basílio (2006), Mendonça, Silva and Vasconcelos (2018), Silva (2015), Miranda (2018), among others.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectalfabetização;pt_BR
dc.subjecteducação antirracista;pt_BR
dc.subjectsaberes locais;pt_BR
dc.subjecteducação quilombola;pt_BR
dc.subjectcomunidades remanescentes de quilombo;pt_BR
dc.subjectliteracy;pt_BR
dc.subjectanti-racist education;pt_BR
dc.subjectlocal knowledge;pt_BR
dc.subjectquilombola education;pt_BR
dc.subjectremaining quilombo communities.pt_BR
dc.titleAlfabetização antirracista no quilombo de Juçatuba: experiências e saberes locaispt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist literacy in the Juçatuba quilombo: local experiences and knowledgept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaraKarineSilvaClovier.pdfTrabalho de Conclusão de Curso7,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.