Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGARRETO, Emilly Wegda Meneses-
dc.date.accessioned2025-04-02T12:54:42Z-
dc.date.available2025-04-02T12:54:42Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8990-
dc.descriptionABSTRACT This study aimed to analyze the mental health of nursing students at a university in Pinheiro- MA, focusing on the interdependence of emotional, academic, and social factors. The methodology consisted of a quantitative approach, applying questionnaires on sociodemographic characteristics, sleep quality, and academic environment issues, including the Beck Depression Inventory. The results showed that most participants were female (73.13%), with an average age of 23.2 years. Sleep quality was unsatisfactory for 74.6% of students, and many reported depressive symptoms, such as sadness and hopelessness. Academic pressure was identified as a significant stress factor, with 31.34% of participants feeling emotionally drained by the university. The discussion revealed the interdependence between academic stress, living conditions, and social support. It was concluded that it is essential to implement psychological support programs and promote a more welcoming academic environment to improve students' well-being.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar a saúde mental dos estudantes de enfermagem de uma universidade no município de Pinheiro-MA, abordando a interdependência entre fatores emocionais, acadêmicos e sociais. A metodologia consistiu em uma abordagem quantitativa, com a aplicação de questionários sobre características sociodemográficas, qualidade do sono e questões relacionadas ao ambiente acadêmico, incluindo o Inventário de Depressão de Beck. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes era do sexo feminino (73,13%), com média de idade de 23,2 anos. A qualidade do sono foi insatisfatória para 74,6% dos estudantes, e muitos relataram sintomas depressivos, como tristeza e desesperança. A pressão acadêmica foi identificada como um fator significativo de estresse, com 31,34% dos participantes se sentindo emocionalmente sugados pela universidade. A discussão revelou a interdependência entre o estresse acadêmico, as condições de moradia e o suporte social. Concluiu-se que é essencial implementar programas de apoio psicológico e promover um ambiente acadêmico mais acolhedor para melhorar o bem-estar dos estudantes.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectsaúde mental;pt_BR
dc.subjectenfermagem;pt_BR
dc.subjectestresse acadêmico;pt_BR
dc.subjectsuporte social ;pt_BR
dc.subjectqualidade do sono.pt_BR
dc.subjectmental health;pt_BR
dc.subjectnursing;pt_BR
dc.subjectacademic stress;pt_BR
dc.subjectsocial support;pt_BR
dc.subjectsleep quality.pt_BR
dc.titleSintomas de depressão em estudantes de enfermagem: uma análise a partir do ambiente acadêmico e comportamentos sociais e de saúdept_BR
dc.title.alternativeSymptoms of depression in nursing students: an analysis based on the academic environment and social and health behaviorspt_BR
Aparece nas coleções:TCC do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMILLYWEGDAMENESESGARRETO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.