Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTANA, Débora Fernanda Louzeiro-
dc.date.accessioned2025-04-02T16:31:44Z-
dc.date.accessioned2025-04-02T16:32:28Z-
dc.date.available2025-04-02T16:31:44Z-
dc.date.available2025-04-02T16:32:28Z-
dc.date.issued2025-03-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9010-
dc.description.abstractRESUMO: A biblioteca Rosa Castro, SESC Maranhão. Discorre sobre o Estágio no Curso de Biblioteconomia como meio estratégico para a formação do bibliotecário. Tem como objetivo geral: verificar se a Biblioteca Rosa Castro SESC Maranhão, se reconhece acessível à sua comunidade e como se dá essa acessibilidade na prática. Visando cumprir tal objetivo, procura descrever a Biblioteca Rosa Castro SESC Maranhão como campo de estágio; retratar a sua atuação em relação à acessibilidade e identificar desafios e oportunidades encontradas no exercício das atividades do estágio obrigatório, nas perspectivas da discente, mulher com deficiência e da gestora da biblioteca. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza se como descritiva, quando narra uma realidade, observando todos os seus vieses. Conclui-se que o estágio é uma atividade necessária para a vida profissional e que a Biblioteca Rosa Castro SESC Maranhão embora se aproxime das pessoas com deficiência, necessita de uma política de acessibilidade mais concreta.___ABSTRACT: The Rosa Castro Library, SESC Maranhão. This article discusses internships in Library Science as a strategic means of training librarians. Its general objective is to verify whether the Rosa Castro SESC Maranhão Library is accessible to its community and how this accessibility is achieved in practice. In order to fulfill this objective, it seeks to describe the Rosa Castro SESC Maranhão Library as a field of internship; to portray its performance in relation to accessibility and to identify challenges and opportunities encountered in the exercise of compulsory internship activities, from the perspectives of the student, a disabled woman and the library manager. In terms of methodological procedures, the research is characterized as descriptive, when it narrates a reality, observing all its biases. It concludes that the internship is a necessary activity for professional life and that although the Rosa Castro SESC Maranhão Library is close to people with disabilities, it needs a more concrete accessibility policy.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectestágio;pt_BR
dc.subjectBiblioteca Rosa Castro SESC Maranhão;pt_BR
dc.subjectpessoas com deficiência;pt_BR
dc.subjectInternship;pt_BR
dc.subjectRosa Castro Library SESC Maranhão;pt_BR
dc.subjectpeople with disabilities.pt_BR
dc.titleAcessibilidade da Biblioteca Rosa Castro SESC Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeAccessibility of the Rosa Castro Library SESC Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga
TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORAFERNANDALOUZEIROSANTANA.pdf1,44 MBTrabalho de Conclusão de CursoVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.