Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9012
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dc.contributor.authorMENDES, Carlos Eduardo Marques-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:47:31Z-
dc.date.available2025-04-02T17:47:31Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9012-
dc.description.abstractRESUMO O artigo investiga a construção da identidade quilombola a partir da oralidade, da dramaturgia e das memórias ancestrais. Percorro a partir da minha experiência pessoal e coletiva, na busca de compreender a importância do reconhecimento da minha identidade negra e quilombola, bem como as estratégias de resistência e preservação da memória coletiva da comunidade Centro dos Violas, em Santa Rita (MA). A pesquisa enfatiza a tradição oral como uma ferramenta essencial na manutenção da cultura e história do quilombo, destacando figuras centrais como minha bisavó Maria Viola e Dindinha Antônia, guardiãs das memórias do território. Além disso, o artigo aborda o processo de criação de uma dramaturgia quilombola baseada nas experiências do território, utilizando referências da escrevivência de Conceição Evaristo e da afrocentricidade de Molefi Kete Asante. Neste processo, evidencio os dois filmes dirigidos por mim, os documentários "Ouro" e "A Nossa Festa Já Vai Começar", que funcionam como registros visuais e históricos da cultura quilombola, contribuindo para a valorização da identidade negra e da memória coletiva do nosso território. Por fim, o trabalho reafirma a importância da dramaturgia quilombola como um meio de preservar e transmitir as histórias quilombolas da minha comunidade, reforçando o papel da arte na luta política e na reafirmação da identidade afro-brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipABSTRACT This article investigates the construction of quilombola identity based on orality, dramaturgy, and ancestral memories. I use my personal and collective experience to understand the importance of recognizing my black and quilombola identity, as well as the strategies of resistance and preservation of the collective memory of the Viola Center community in Santa Rita (MA). The research emphasizes oral tradition as an essential tool in maintaining the culture and history of the quilombo, highlighting central figures such as my great-grandmother Maria Viola and Dindinha Antônia, guardians of the territory's memories. In addition, the article addresses the process of creating an quilombola dramaturgy based on the experiences of the territory, using references from the writing of Conceição Evaristo and the Afrocentricity of Molefi Kete Asante. In this process, I highlight the two films I directed, the documentaries "Gold" and "Our Party Is About To Start", which function as visual and historical records of quilombola culture, contributing to the valorization of black identity and the collective memory of our territory. Finally, the work reaffirms the importance of quilombola dramaturgy as a means of preserving and transmitting the quilombola stories of my community, reinforcing the role of art in the political struggle and in the reaffirmation of Afro-Brazilian identity.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectoralidade;pt_BR
dc.subjectmemória ancestral;pt_BR
dc.subjectidentidade quilombola;pt_BR
dc.subjectdramaturgia identitária;pt_BR
dc.subjectescrevivência.pt_BR
dc.subjectorality;pt_BR
dc.subjectancestral memory;pt_BR
dc.subjectquilombola identity;pt_BR
dc.subjectidentity dramaturgy;pt_BR
dc.subjectwriting.pt_BR
dc.titleQuilombo centro dos violas - percursos, territórios e memórias: uma escrita ancestral em processopt_BR
dc.title.alternativeQuilombo centro dos violas - paths, territories and memories: an ancestral writing in processpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

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