Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9023
Título: O bibliotecário escolar na inclusão de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Título(s) alternativo(s): The school librarian in the inclusion of children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)
Autor(es): BARROS, Nathaly Araujo
Palavras-chave: bibliotecário escolar;
inclusão;
TDAH;
biblioteca escolar;
school librarian;
inclusion;
ADHD;
school library.
Data do documento: 27-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, que se caracteriza por uma série de sintomas que envolvem a desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as estratégias adotadas por bibliotecários escolares do Ensino Fundamental e Médio de instituições públicas e privadas de São Luís para incluir alunos com TDAH no espaço físico da biblioteca e em atividades lúdicas. A metodologia deste estudo constitui-se em pesquisa descritiva de caráter bibliográfico, para a construção da base teórica, destacando autores como Silva (2024), Vasconcelos (2023), Barkley; Murphy (2008), Campello (2010), Antunes e Pimenta (2017). Além disso, foi adotada a pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa para análise dos dados, coletados por meio de um questionário aplicado com bibliotecários escolares do Ensino Fundamental e Médio de instituições públicas e privadas de São Luís, perfazendo um total de 22 respostas validadas. Os resultados obtidos evidenciam que, embora haja um reconhecimento crescente da necessidade de inclusão, ainda existem barreiras significativas que os bibliotecários enfrentam, como a falta de formação específica e o despreparo para lidar com as particularidades dessas crianças. O estudo ressalta ainda a importância do papel do bibliotecário escolar como agente de inclusão e sugere a ampliação das discussões e pesquisas sobre a temática para promover ambientes educativos mais inclusivos.___ABSTRACT: Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is considered a neurodevelopmental condition characterized by a series of symptoms involving inattention, hyperactivity, and impulsivity at an exacerbated and dysfunctional level for age. The present study aimed to analyze the strategies adopted by school librarians in elementary and high schools from public and private institutions in São Luís to include students with ADHD in the physical space of the library and in recreational activities. The methodology of this study consists of descriptive bibliographic research to construct the theoretical basis, highlighting authors such as Silva (2024), Vasconcelos (2023), Barkley; Murphy (2008), Campello (2010), Antunes and Pimenta (2017). In addition, field research with a qualitative and quantitative approach was adopted for data analysis, which was applied through a questionnaire with school librarians from elementary and high schools in public and private institutions in São Luís, culminating in a total of 22 responses. The results obtained show that, although there is a growing recognition of the need for inclusion, there are still significant barriers that librarians face, such as the lack of specific training and the lack of preparation to deal with the particularities of these children. The study highlights the importance of the role of the school librarian as an agent of inclusion and suggests expanding discussions and research on the subject to promote more fair and inclusive educational environments.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9023
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALYARAUJOBARROS_Tese.pdfTrabalho de Conlcusão de Curso781,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.