Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCHAHINI, Roberta Helena Costa-
dc.date.accessioned2025-04-03T12:02:21Z-
dc.date.accessioned2025-04-03T12:02:34Z-
dc.date.available2025-04-03T12:02:21Z-
dc.date.available2025-04-03T12:02:34Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9030-
dc.descriptionABSTRACT The Theater is an autonomous artistic language with well-established specificities. The Cosplay art contains elements of theatrical language, namely: character, costumes, props, makeup, scenery, sound design, lighting, among others. Therefore, cosplayer presentations follow a script, use voice, gestures and expressions when interpreting characters, set up scenarios, act using costumes and props, where the presentations and representations contain staging, music, lighting, soundtrack and sound effects. In this context, the primary objective of this study is to know how the process of utilization of the visual and sound elements by the participants of the competition of the WCS occurs. To achieve the intended objective, an exploratory, descriptive research was developed, with a qualitative approach with 14 finalists of the WCS, the largest and most traditional cosplay contest in the world. The theoretical survey relies on the studies of Barbosa (2001), Carneiro and Araujo (2024), Carvalho (2010), Castro (2007), Japiassu (2001), Leal (2023), Martins (2004), Moura (2019), Palhano (2008), Pavis (2008a, 2008b), Pedrosa (2023), Silva Filho (2022), Teixeira (2010), among other scholars on the subject.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O teatro é uma linguagem artística autônoma e com especificidades bem estabelecidas. A arte cosplay contém elementos da linguagem teatral, a saber: personagem, figurino, adereços, maquiagem, cenário, objetos de cena, sonoplastia, iluminação, dentre outros. As apresentações de cosplayers seguem um roteiro, utilizam voz, gestos e expressões ao interpretarem personagens, montam cenários, atuam utilizando figurinos e adereços, onde as apresentações e representações contém encenação, música, iluminação, trilha e efeitos sonoros. O objetivo primário deste estudo corresponde a conhecer como ocorre o processo de utilização dos elementos visuais e sonoros pelos participantes da competição do Concurso Internacional de Cosplay, World Cosplay Summit (WCS). Para alcançar o objetivo pretendido, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa com 14 finalistas do WCS, maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo. O Levantamento teórico conta com os estudos de Barbosa (2001), Carneiro e Araujo (2024), Carvalho (2010), Castro (2007), Japiassu (2001), Leal (2023), Martins (2004), Moura (2019), Palhano (2008), Pavis (2008a, 2008b), Pedrosa (2023), Silva Filho (2022), Teixeira (2010), dentre outros estudiosos na temática.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectteatro;pt_BR
dc.subjectelementos visuais;pt_BR
dc.subjectsonoros;pt_BR
dc.subjectcosplay;pt_BR
dc.subjectlinguagem teatral.pt_BR
dc.subjecttheater;pt_BR
dc.subjectvisual;pt_BR
dc.subjectsound elements;pt_BR
dc.subjectcosplay;pt_BR
dc.subjecttheatrical language.pt_BR
dc.titleElementos visuais e sonoros do teatro no contexto do concurso internacional de cosplay – World Cosplay Summit – WCSpt_BR
dc.title.alternativeVisual and sound elements of theater in the context of the international cosplay competition – World Cosplay Summit – WCSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga
TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTAHELENACOSTACHAHINI.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.